Interatividade na TV cresce com a Copa do Mundo

Entenda nesse post o que é segunda tela e por que a interatividade é a nova aposta das emissoras de TV.

O que é segunda tela?

Em tempos de ampla disponibilidade e facilidade de conexão, o que mais cresce é a oferta de produtos e serviços pela rede. Pensando nisso, de olho no aumento gigantesco dos usuários de redes sociais e com a Copa do Mundo, as empresas passam a apostar suas fichas na interatividade digital.

Um exemplo disso é a chamada “Segunda Tela”, um processo onde o usuário que está navegando pelas redes sociais interage com outros a partir de conteúdos e temas que são geralmente relacionados aos eventos esportivos.

Além de postar e comentar em tempo real, ele pode também responder a enquetes propostas e ainda mandar perguntas e sugestões dentro da programação. E não precisa deixar de navegar para assistir à TV. É como se as duas telas se fundissem, permitindo fazer várias coisas simultaneamente.

Esse fenômeno não é novo e tem sido acompanhado por especialistas do mercado de social media, com a finalidade de tornar o movimento rentável.  Segundo representantes do Facebook, mais da metade de seus usuários assistem à TV enquanto navegam, tornando cada vez mais real e maior o ato de replicar e transmitir o nome ou a marca de uma empresa. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa ComScore, os patrocinadores da Copa do Mundo tiveram um aumento de cerca de 50% do número de fãs de suas páginas. A pesquisa revela ainda que o Twittter se destaca no movimento de Segunda Tela, partindo de lá a maioria das mensagens interativas.

Segunda tela é realidade entre brasileiros

A TV aposta na Segunda Tela

Determinadas a conquistar este fenômeno para as demais atrações da programação com fins comercias, as emissoras se esforçam para garantir a interatividade. Prova disso é o app lançado pela Band. Chamado Segunda Tela, ele reúne toda a programação da emissora onde o usuário pode assistir a vídeos, opinar, responder enquetes e navegar enquanto assiste à TV no mesmo aparelho. A programação esportiva é a mais aproveitada para este tipo de ação.