Segurança até o limite com o chip com auto destruição da Xerox

Conheça o chip inventado pela Xerox que garante auto destruição em 10 segundos. Isso pode aumentar e muito a segurança dos seus dados pessoais e profissionais.

A Xerox criou um chip de computador que protege seus dados até o limite, a auto destruição. Afinal, se você não tem acesso, ninguém mais terá também. Com isso ele impede definitivamente a captura dos dados.

O objetivo é que a novidade seja usada para criar mais um nível de segurança. Por exemplo, ele pode conter as chaves necessárias para decifrar informações importantes de um disco rígido de uma empresa. Se errar a senha, ele se auto destruirá em 10 segundos, não dando tempo do invasor tentar hackeá-lo.

Fonte: TechTudo
Fonte: TechTudo

Diferente dos demais, a invenção é feita de Gorilla Glass e tem todos os circuitos a mostra. Normalmente um chip é feito de acrílico e seu sistema fica escondido. Os técnicos da Xerox, responsáveis pelo chip, informaram que esse vidro é submetido a uma quantidade de estresse que faz com que ele quebre em pedaços muito pequenos.

Como funciona

A novidade tem um resistor que, como o nome diz, resiste à corrente elétrica, gerando calor. Se o alarme for emitido, é possível acionar o resistor que irá destruir o vidro em poucos segundos. Isso acontece por causa do excesso de calor gerado e os fragmentos são tão pequenos que não dá para o invasor montá-lo novamente.

Fonte: Divulgação/Xerox
Fonte: Divulgação/Xerox

Numa demonstração na exposição da DARPA (Agência norte-americana de pesquisa em tecnologias voltadas à defesa) o resistor foi acionado por um laser direcionado a um ponto do vidro, mas no futuro isso poderá ser feito por sinais de rádio, aumentando a eficácia da auto destruição.

Tags: