Como ter mais segurança nas Mídias Sociais e ter mais privacidade

Veja quais tipos de golpes digitais você pode sofrer expondo suas informações nas Mídias Sociais. Aprenda como se proteger e se previnir.

As mídias sociais oferecem uma ótima maneira de ficar em contato com amigos e entes queridos. Mas também pode servir como um potencial risco de segurança se você compartilhar a informação errada, o que pode levar hackers a fazerem uma variedade de coisas – desde envergonhá-lo online até roubar a sua identidade pessoal. Independente de qual seja a rede social, existem certos tipos de informação que você nunca deve compartilhar:

segurança no Facebook e nas redes sociais

Informações Financeiras Pessoais

Não postar informações como o seu número do seu CPF e informações de conta bancária parece óbvio. Mas muitas vezes, esse tipo de informação é postada de forma acidental – como uma foto que tem um número de cheque ou CPF em segundo plano. Especialmente quando for fazer upload de fotos, certifique-se de que não há informações financeiras sensíveis em outras partes da foto. Mesmo que seja um pequeno pedacinho de informação, os hackers sabem como melhorar visualmente as imagens para extrair seus dados.

Conversas pessoais

Além de ser desrespeitoso com aqueles que fazem parte da conversa, postar conversas pessoais é arriscado, pois elas podem fornecer mais oportunidades para roubo de identidade, dando novas informações para potenciais ladrões. Em uma pesquisa da Gallup de 2009, o roubo de identidade estava à frente de roubo, assassinato e terrorismo, quando as pessoas foram questionadas com o que se preocupavam com mais frequência. Esse medo é claramente explicado, pois o roubo de identidade na mídia social continua a ser um problema crescente.

Atividades Ilegais

Alguns usuários usam de chantagem como uma fonte de exploração financeira em redes sociais. Por exemplo, se você se envolver em uma atividade ilegal – como usar drogas – um usuário on-line pode salvar a foto ou mensagem de status e usá-lo para chantageá-lo, especialmente com a ameaça de enviar e-mail ao seu chefe ou membro da família a menos que você lhes dê dinheiro.

Outras informações capazes de se tornar uma Chantagem Digital

Chantagem de Webcam é forma muito comum de chantagem digital. Com este tipo de chantagem, os criminosos extraem imagens comprometedoras de webcam de um usuário e ameaçam compartilhar as imagens a menos que sejam compensados ??financeiramente. Muitas vezes, as pessoas não têm escolha a não ser obedecer. Para evitar isso, desligue a webcam quando não está em uso. 

Um grande problema nesses casos é a grande divisão geográfica entre a vítima e o agressor, muitas vezes resultando em nenhum recurso legal. "Este tipo de crime é possível só por causa do contato singular, do anonimato e intimidação causados pela distância que a internet produz", disse um porta-voz da polícia francesa sobre o assunto. "Até que as diferenças que separam os aplicadores da lei internacional sejam colmatadas facilmente, vamos continuar com as vítimas em um país, os autores em outro – e com o pouco que pode ser feito sobre isso."

Noticias sobre Família

Se um dos membros de sua família fica doente, é comum pedir para os entes queridos para enviarem orações ou boa sorte através do Facebook. No entanto, você pode estar colocando sua privacidade em risco ao fazê-lo, especialmente se um criminoso cibernético usa essas informações para induzir os membros da família a comprarem ou investirem em uma farsa "cura milagrosa". Criminosos cibernéticos aproveitam de emoções dos outros todos os dias, por isso, mantenha isso em mente ao postar a notícia que deve ser reservada para a privacidade de sua família.

Hábitos de Compra

De acordo com a Comissão Federal do Comércio, 60% das informações roubadas são usadas para acessar contas de cartão de crédito. Esta estatística mostra que os criminosos cibernéticos estão especialmente interessados ??em seus hábitos de compra. Se eles têm uma pista sobre que sites você gosta de fazer compras, eles poderão tirar melhor partido das suas informações pessoais.

Se os criminosos forem capazes de extrair a sua informação pessoal e obterem dados sobre seus hábitos de compras, será muito mais difícil para a sua empresa de cartão de crédito detectar o roubo enquanto ele está ocorrendo, já que os criminosos cibernéticos provavelmente farão compras que se alinham com a sua as suas preferências de compras. Como resultado, evite postar em mídias sociais sobre os sites on-line ou lojas que você frequenta.

Medidas defensivas adicionais

Além de evitar postar os tipos de conteúdo acima, você também pode proteger sua privacidade nas redes sociais, executando verificações de vírus e spyware em seu navegador. Isto pode ser facilmente conseguido através de um conjunto de segurança como o PSafe Internet, que pode procurar e eliminar vírus intrusivos ou spyware que podem, potencialmente, roubar suas informações.