Saiba como descobrir se o perfil das celebridades é fake

Resolveu seguir uma celebridade e está em dúvida se o perfil dela é fake? Reunimos 6 dicas para te ajudar a descobrir.

Barack Obama Twitter oficial

As redes sociais caíram no gosto de todo mundo, principalmente, das celebridades que as utilizam para reduzir a distância com seus fãs. Mas se for seguir a uma celebridade no Facebook ou Twitter, como pode ter certeza de que o perfil é fake ou verdadeiro?

Como informado no artigo do  Huffington Post de fevereiro de 2014, com estatísticas de relatórios oficiais dos próprios sites, "Facebook afirma que até 11,2 por cento do total de seus usuários são duplicados, inexatos ou 'indesejáveis' e Twitter afirma um total de 5 por cento."

Falsos perfis se executam livremente on-line, e não é de se estranhar que aconteçam mais com celebridades. Esses perfis podem compartilhar vírus e contaminar seu computador. Por isso que um produto como PSafe Internet com bloqueador de pop-up e Antiphishing podem evitar fraudes sérias e o roubo de informações do seu PC.

 

Abaixo temos seis dicas para você detectar perfis falsos:

1. Procure selos de autenticação

Por conta do crescimento de perfis falsos, as plataformas sociais – especialmente as mais populares como Facebook e Twitter, começaram a verificar perfis de celebridades com um processo completo, que inclui a necessidade de uma identificação oficial do governo. Em 2009, Twitter anunciou em seu blog, escrevendo que a marca azul serviria como "um selo especial" para os perfis de celebridades. Facebook fez o mesmo em 2013, emitindo uma marca azul de verificação similar na parte superior dos perfis reais. Agora quando procurar uma celebridade sabe se o perfil é real procurando a marca de cor azul ao lado do nome.

2. Visita as páginas Web oficiais

Outra forma de verificar a autenticidade de um perfil é verificar o site oficial do artista, eles costumam linkar as contas de redes sociais, para que os fãs possam segui-los. Se a conta vinculada a seu site oficial não coincide com a que achou, então achou um perfil falso.

3. Analise o avatar

Os usuários aficionados que criam perfis falsos de celebridade provavelmente só terão acesso a fotos da imprensa que aparecem na procura de imagens do Google. Olhe o avatar que o perfil social utiliza e logo procure imagens da celebridade no Google. Se descobrir que o avatar é uma foto da imprensa comum, então é provável que o perfil não seja autêntico.

4. Quantos amigos tem 

Se uma celebridade tiver um perfil no Facebook real, ele ou ela não deve ter só 40 amiguinhos – o número pode ser milhares de vezes maior do que isso. Quando solicitar amizade a uma celebridade, olhe o número de amigos da pessoa para ver quão acreditável é o perfil.

5. Analise a consistência de suas publicações

 As celebridades estão extremamente ocupadas; Definitivamente não têm o tempo para publicar cada hora, assim esteja atento a isso. Pode ser um pouco mais difícil de comprovar um perfil do Twitter desta forma, porque os tweets são mais rápidos de escrever, mas vale a pena verificar a consistência das publicações de vez em quando.

6. Procure informação contraditória 

Quando estiver ao tanto das publicações de uma celebridade, tenha certeza de que não há nenhuma informação contraditória. Se alguém está executando um perfil falso, podem perder de vista os detalhes e publicar coisas abertamente contraditórias. Isso sem dúvida pode ser um sinal de um perfil falso.

Tenha em conta que a maioria das celebridades não tem tempo para manter os perfis sociais; por isso, frequentemente, usam fan pages para que pessoas curtam. O  Newsroom  do Facebook também lembre que os usuários sempre podem "reportar uma conta falsa" caso tiver suspeitas ou dúvidas da autenticidade de um perfil.