Selfie stick ou pau de selfie, por que você vai ter um

Conheça toda a história por trás do pau de selfie, por que você vai ter um e o que vem por aí!

Mais disseminado que pum em ambiente fechado, a moda da virada, que começou com as ofertas de Natal do ano passado e já entrou 2015 bombando, com a promessa de ser um dos grandes temas do ano, o pau de selfie ou selfie stick permite a você fazer fotos mais naturais, sem ter que pedir ajuda a algum desconhecido na rua.

Onde comprar pau de selfie

Presente em todos os pontos turísticos do mundo, de Londres a Paris, de Tokio a Beijing, de Nova York a São Francisco, do Rio a São Paulo, o pau de selfie virou figurinha fácil nas ruas de grandes cidades. Aqui no Rio, pode ser encontrado com facilidade na Uruguaiana e, em São Paulo, na Rua 25 de março, provavelmente no endereço de comércio popular da sua cidade também.

Em sua defesa, no Brasil ainda podemos citar o fato do perigo que é entregar o smartphone nas mãos de um qualquer. Seu dispositivo e todos seus dados sem backup podem sair correndo pelos becos da cidade e desaparecer. Porém, quem pensa que a moda do pau de selfie começou em 2014 se engana, a utilização do dispositivo remonta o século passado, mais precisamente 1926.

Quando começou o pau de selfie

Há quase 90 anos, o recurso para um autorretrato perfeito já havia sido utilizado por um casal britânico, Arnold e Helen Hogg. A foto, entre as preferidas do álbum da família foi divulgada por Alan Cleaver, neto do homem precursor no uso da vara para o selfie perfeito.

A foto foi tomada no casamento de Arnold e Helen, por ele mesmo, logo após a cerimônia. Na legenda: "Tirada por mim mesmo, Out 1926", confirmando que o pau de selfie não é uma exclusividade da era digital.

O inventor do pau de selfie não é chinês

Wayne Fromm, apesar da imagem acima do que teria sido o primeiro uso do pau de selfie, reclama para si a propriedade de criação do gadget. Diz ter tido a ideia em 2002, em viagem à Itália com a filha. Desde 2005, vem registrando diversos pedidos de patente para o aparato, de versão final batizada de Quik Pod. Wayne é um executivo da área de brinquedos e diz não ter ganhado um tostão com a proliferação do que diz ser a sua ideia.

Ele diz ter tentado em diversas viagens convencer investidores do apelo do produto, sem sucesso. Apesar de a invenção ter sido registrada pensando em câmeras fotográficas, o pau de selfie se popularizou depois da explosão do número de smartphones e aderência das pessoas às redes sociais. Hoje, depois de anos se dedicando a tentar viabilizar a ideia, investe em ações judiciais para tentar reaver o prejuízo, já que fez os depósitos e pagou por todos os pedidos de patente.

A reinvenção do pau de selfie

Fundada em 2002 na Califórnia, por  Nick Woodman, a empresa GoPro virou moda entre esportistas e aventureiros que queriam registrar seus momentos solitários de forma perfeita. Com um bastão e câmera de alta resolução, o dispositivo virou febre nos Estados Unidos e aos poucos se espalhou pelo mundo.

Conheça também o belfie

Outra moda que não deve demorar a pegar por aqui é o belfie stick, ou seja, o pau de selfie para o seu bumbum. Paixão nacional, o bumbum ganhou um bastão anatômico para permitir fotos perfeitas dos seus glúteos. Para os mais saidinhos, pode ser uma mão na roda e um incremento para o número de fotos íntimas que podem ser trocadas em aplicativos de paquera.

Kim Kardashian e o rapaz acima já são adeptos da moda. E você? Prefere receber/enviar selfies ou belfies perfeitas?