Selfie vira senha para cartão de crédito

Bancos utilizam de formas criativas para driblar golpes e proteger clientes

Hackers estão tão espertos que as senhas alfanuméricas, que misturam letras e números, já não são secretas o suficiente. Até mesmo a ideia de inserir impressão digital para efetuar saques e compras já foi alterada pelos criminosos. Pensando nisso pesquisadores estão desenvolvendo novas ferramentas que garantem a segurança dos usuários.

Leia mais: Banco pelo PC ou celular? Veja qual é o mais seguro

A biometria tem sido o mais tecnológico até o momento. A leitura das impressões digitais ganhou forças no Brasil e está presente em boa parte dos bancos das capitais. Mais de 90 mil caixas do país possuem esta tecnologia.

Os Estados Unidos já aderiram à selfie como ferramenta para identificar usuários que fazem compras com cartão de crédito. O cliente não precisa inserir senha, basta tirar uma foto do rosto com seu próprio celular e o aplicativo identifica seus dados.

A ideia é aumentar as possibilidades de identificação permitindo o reconhecimento por voz e até batimentos cardíacos. Tudo isso já está em estudo e brevemente as novidades alcançarão o mercado.

Tags: