Sua senha é óbvia demais? Saiba que isso é muito perigoso

Se a sua senha é óbvia demais, saiba que isso pode ser muito perigoso.

Do e-mail as redes sociais, passando pelo internet banking. As senhas são um componente essencial da nossa vida na internet. As senhas devem proteger nossa informação de acessos não desejados. Quanto mais forte a senha, é mais difícil de quebrar. Sabemos que as senhas são frustrantes e chatas de lembrar, por isso frequentemente tomamos o caminho fácil e usamos senhas simples que não vamos esquecer jamais, ou repetimos a mesma senha para vários sites. Mas, se a senha for fácil demais, também é fácil que alguém a decifre.

Então, como saber se sua senha é muito óbvia? E como pode assegurar-se de que suas senhas são seguras e fáceis de lembrar? Aqui estão algumas dicas básicas para criar uma senha segura e como evitar criar uma óbvia.

1. Não use só uma palavra do dicionário

Uma senha com uma só palavra é muito fácil de adivinhar e pode estar comprometida por "ataques automatizados" que podem acessar sua conta e confirmar a sua senha para o servidor hacker.

2. Use pelo menos 8 caracteres

As senhas mais compridas são mais difíceis de quebrar. Seis caracteres é frequentemente o requisito mínimo de sites, redes sociais e etc, sendo que oito ou mais é o ideal.

3. Não utilizar as opções óbvias

Opções de senha óbvias incluem seu nome, seu sobrenome, sua cidade natal, tudo ou parte de seu número de telefone, data de nascimento e as palavras "senha" ou "admin".

Jamais utilize esse tipo de configuração para suas senhas, já que isso permite que uma pessoa que te conheça bem tente acessar suas contas de serviços.

4.  Use uma mistura de letras maiúsculas, letras minúsculas, números e símbolos

As melhores senhas combinam letras, números e símbolos. É mais difícil de adivinhar uma sequência que combina diferentes tipos de caracteres que uma sequência continua de números ou letras.