Sete dicas para fazer compras online com segurança

Leia nesse post as sete maneiras de fazer compras pela internet sem perigo e identificar se a loja virtual é confiável.

Você se habituou a fazer compras online, mas anda desconfiado se alguns sites de compras (e-commerces) são realmente confiáveis?  Selecionamos sete dicas para você ficar atento ao adquirir um produto e constatar se a loja virtual tem boa reputação e se está livre de ameaças de crimes virtuais.

Veja como se certificar se um endereço da web é seguro

Segurança

No momento em que acessar uma loja virtual, a primeira ação é certificar-se de que ela está hospedada em um servidor seguro. O “S” que aparece no endereço do site (após o “http”) identifica que está protegido por sistemas de segurança. Fique atento a esse detalhe no momento de efetuar o pagamento. Caso não apareça, desconfie!

Ter sua máquina com uma boa proteção também é muito importante. O PSafe Total é um antivírus que elimina dados temporários e de navegação que, além de ocuparem espaço e deixarem o computador lento, podem ser porta de entrada para invasão por hackers. Há também a versão chamada Proteção Online que bloqueia a invasão de sites maliciosos, garantindo sua segurança e privacidade.

Cadeado

É muito importante ficar atento ao ícone do cadeado fechado, em geral, no rodapé do site. Este símbolo indica que você está navegando num site que segue os protocolos de segurança dos navegadores mais atuais. É possível conferir as informações extras contidas no cadeado, dando um duplo clique em cima dele.

Certificações

Selos e certificações mostram que o site de compras adota programas de empresas especializadas em segurança da informação, reforçando a proteção no momento da compra, como Site Blindado, Internet Segura, entre outros.

Informações sobre a empresa

Navegue pela loja virtual em que você está comprando, não apenas pelos produtos, mas também pelas informações sobre a empresa. Verifique se são públicos dados como CNPJ, telefone, endereço físico, entre outros.

É importante lembrar que, por lei, as lojas virtuais brasileiras são obrigadas a manter estas informações em todas as páginas navegáveis.

Visual

Sites de compras com credibilidade mantêm um padrão de identidade visual em todas as páginas. Desconfie se durante a navegação perceber mudanças no layout sem nenhum informe prévio.

E-mails

Todo cuidado é pouco, também, com os e-mails. Muitas vezes parecem ser mensagens de lojas virtuais – até de sites renomados -, mas podem esconder ameaças e constituir um golpe digital.

O Psafe faz a verificação para garantir que seus arquivos ao serem baixados via e-mail podem ser realizados com segurança, evitando, assim spam e e-mails maliciosos.

Reputação

Antes de optar pela compra, pesquise no Google como anda a reputação da loja virtual e compare preços. Além disso, também é conveniente acessar o site do Procon para obter informações de infrações contra o Código de Defesa do Consumidor. No Reclame Aqui também é possível verificar reclamações de consumidores. 

Tags: