Sete dicas para usar melhor o Instagram

Os chamados Gameplayers se multiplicam na internet. Entenda os motivos que levaram a popularização desse conteúdo e conheça o Twitch

A cada dia, o Instagram conquista novos usuários e não para de crescer no Brasil. A rede social, com conteúdos de imagens, é o maior sucesso em tempos de ‘selfies’.

Dos mais famosos aos anônimos, dos fotogênicos aos “nem tanto”, sorrisos, caretas, enfim, tudo é motivo para fotografar. E o melhor: postar e compartilhar.

O público do Instagram no país ainda não incomoda o Facebook, mas uma coisa é verdade: sua popularidade não é nem um pouco humilde. São quase 200 milhões de pessoas inscritas na rede (dados de março 2014). Mas, e você, sabe usar todas as funções do Instagram? Tem dúvidas? Não se preocupe! Temos sete dicas para utilizar melhor a ferramenta e os recursos do Instragram.

 

Dica 1: Adicione marcações geográficas

A ferramenta serve para que suas postagens sejam localizadas geograficamente, ajudando aqueles que apreciam as imagens a se “encontrar”. A opção fica disponível quando se compartilha a foto em outras redes, como Facebook e Tumblr.

 

 

Dica 2: Atualize sempre seu perfil

Manter seu perfil com dados atualizados é a melhor forma de atrair maior número de seguidores. Para efetuar atualizações, clique no botão em forma de busto e tenha acesso ao painel de edição.

 

 

 

Dica 3: Compartilhe suas imagens

Quanto mais vezes compartilhar suas imagens, mais atrairá seguidores. E quanto maior o número de redes sociais, melhor.

 

 

Dica 4: Aplicativos

Muitos não sabem, mas seu Instagram pode receber aplicativos para editar imagens. Eles deixam as fotos com um aspecto muito mais ‘descolado’. Já selecionamos uma lista de apps que podem melhorar muito as suas fotos, confira aqui!

 

 

Dica 5: Acompanhe os grandes

Aprenda com os maiores perfis da rede social. Verifique como eles fazem para aumentar a popularidade e como esses mecanismos podem ajudá-lo. Acompanhe também o blog Instagram.

 

Dica 6: Use o Dropbox

 

Você pode utilizar o Dropbox para armazenar imagens, que serão salvas em galerias, sob o domínio de e-mail alternativo. Tudo isso é possível a partir do IFTTT, que é um app que automatiza diversos arquivos em seu smartphone, por meio de comandos pré-definidos e de acordo com sua necessidade.

Você pode, por exemplo:

  • Salvar as fotos do Instagram direto para o Dropbox;
  • Atualizar sua foto de perfil do Twitter a partir do Instagram;
  • Criar um álbum no Facebook com as fotos do Instagram;
  • Atualizar fotos no Flickr a partir do Instagram.

Para começar a explorar essas e outras “receitas”, como são chamadas as atividades, é preciso baixar o aplicativo, criar uma conta no IFTTT e conectar alguns canais para essa conta.

Dica 7: Edite suas imagens

Dedique mais tempo para editar suas fotos. Quanto mais atraentes, melhor.

Além dos famosos filtros, o Instagram tem novas ferramentas para edição de imagens. Por exemplo, você pode variar contraste e brilho e ajustar (função que recorta e endireita a foto simultaneamente).

Outra ferramenta é o chamado aquecimento, que muda as cores da foto para tons mais “quentes”, como laranja ou azulado. Com ela, você também pode dar destaque nas fotos focando as áreas mais claras.  

Já o efeito vinheta escurece a borda das fotos, dando maior destaque ao centro delas.  O efeito sombras ajusta a claridade, focando nas partes mais escuras da imagem. O efeito destaque centra nas áreas mais claras da foto, ajustando a claridade.

Agora, é só explorar seu Instagram e dar asas à criatividade!

Tags: