Smart TV: qual o melhor sistema operacional

Você conhece os sistemas operacionais móveis líderes de mercado: Android, iOS e Windows Phone. E para sua televisão inteligente, qual o mais indicado?

Antes de qualquer coisa, saiba que para as Smart TVs não somente os líderes em sistemas operacionais disputarão mercado. Nos aparelhos televisores há mais opções para você escolher. A Samsung, ao contrário do usado hoje nos smartphones e tablets, lança mão do seu próprio sistema operacional, o Tizen. Mesmo caminho trilhado pela LG, com o WebOS.

Android fechou parceria com os fabricantes Sony e Phillips, entre outras marcas que desenvolvem TVs.

Nesta briga entra a Panasonic, que recebe sistema operacional Mozilla, o Firefox OS, com os primeiros televisores já à venda na Europa, mercado escolhido para o lançamento dos aparelhos, encontrados a partir de um mil euros. Outros mercados receberão os aparelhos nos próximos meses.

O grande problema é o desenvolvimento de apps para os diferentes sistemas operacionais e modelos de telas. Para enfrentar o problema, os aparelhos com Firefox OS chegam já com Youtube, Netflix, Hulu, e a plataforma em HTML5, que permitirá aos desenvolvedores adaptarem facilmente seus apps para os televisores Panasonic.

E você? Ficará com os sistemas mais comuns e com desenvolvimento de apps anterior aos outros, ou apostaria numa TV diferente da de todos seus amigos?

Tags: