Snapchat para iniciantes: dicas para dominar o app

Saiba como usar filtros, adicionar amigos, usar o vídeo e outros comandos básicos da rede social

Chegando no Snapchat agora e não tá entendendo nada? Normal. É assim mesmo. Especialmente porque a dinâmica do app é bem diferente da dinâmica das outras redes sociais. Os posts somem depois após 24 horas, não há conceitos de “curtida” ou de “favorito” nem acesso ao número de seguidores. Ali, nada é permanente e a espontaneidade é a palavra-chave – e, provavelmente, você vai se viciar. Para pegar o jeito da rede social mais badalada do momento, fique ligado nessas dicas básicas e se renda.

Leia também: Na onda do Snapchat, Instagram cria função Stories

Funções básicas
Quando você abre o app, logo aparece a função de câmera. O círculo grande, ao centro, é o comando para fazer fotos ou vídeos. Para tirar foto, basta clicar. Praa o vídeo, mantenha o botão pressionado e solte quando desejar (ou o círculo se completar).

Logo abaixo, há os registros do Memórias, onde você pode salvar seus snaps em uma galeria por tempo indeterminado. No lado esquerdo há o ícone para as mensagens privadas. Ele fica colorido quando uma mensagem for enviada.

Os três pequenos círculos na parte inferior direita te levam para o seu histórico e de seus amigos no aplicativo, ou seja, os snaps feitos nas últimas 24 horas.

No topo da tela, ao centro, fica o ícone do fantasma, onde você acessa as informações do seu perfil e ao seu snapcode e aos comandos relacionados aos seus amigos.

Adicionando amigos
Há quatro formas de adicionar amigos:
Pelo nome de usuário; pelos contatos no telefone; por “snapcode”, um código individual que pode ser lido pela câmera do celular, com o app aberto; e pela proximidade.

Filtros
Após tirar a foto ou fazer o vídeo, deslize o dedo para a direita ou esquerda da tela. Ali, você encontra as opções de efeito e filtros simples como hora, temperatura e localização. No caso dos vídeo é possível também para acelerar e desacelerar a cena ou reproduzí-la de trás para a frente.

Para usar os famosos filtros animados do Snapchat, você vai precisar usar a câmera frontal. Deixe o dedo pressionado no centro do seu rosto e, em alguns segundos, as opções aparecem. Aí é só selecionar a que quiser e fazer sua foto ou vídeo.

Tags: