Steam, a plataforma para novos desenvolvedores

Entrevistamos Victor Prado, coordenador de conteúdo da Rio Game Play & Conference, que nos falou sobre as opções de Steam.

Quem curte jogar games online já deve conhecer a Steam, ou deveria. Steam é uma plataforma produzida pela empresa Valve e que foi lançada com o game Half Life 2. O objetivo da empresa com o lançamento da plataforma era de usá-la em uma estratégia antipirataria, já que é necessário abrir uma conta na plataforma para jogar.

O Blog PSafe entrevistou o criador de games Victor Prado, coordenador de conteúdo da Rio Game Play & Conference, sobre as opções da Steam  e os benefícios de fazer parte da sua comunidade.

Confira a seguir a entrevista:

Blog PSafe: O que é a Steam? Ela é bem mais do que uma plataforma para baixar jogos, certo?

Victor Prado: A Steam nasceu no começo do milênio como uma ferramenta de atualização da Valve. No entanto, pouco depois começou a fazer sucesso e se transformou em uma loja virtual. Mas a Steam vai muito além de ser uma distribuidora ao se tornar uma plataforma de games, oferecendo ferramentas para que se estabeleça uma comunidade entre seus clientes em torno dos jogos, possibilitando críticas, bate-papos e conteúdos desenvolvidos por jogadores.

Blog PSafe: Por que a Steam faz tanto sucesso entre os jogadores?

Victor Prado: A Steam iniciou a ideia de compra coletiva no segmento de videogames, vendendo jogos por preços extremamente acessíveis, eliminando o custo de ter uma loja física. Além de notícias diretas sobre o que cada desenvolvedor está fazendo sobre seus respectivos jogos e a criação de uma rede social em torno dos games, a Steam oferece também a possibilidade de jogadores criarem conteúdo adicional para os jogos que fazem parte da chamada Steam Workshop (Oficina do Steam).

 

Blog PSafe: Qual é o público-alvo da Steam

Victor Prado: Qualquer pessoa que jogue no computador ou que tenha interesse neste universo: jogadores, homens e mulheres, geralmente jovens com acesso à Internet. Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae, em 2012, revela que, aqui no Brasil, 58% dos gamers estão localizados na Região Sudeste, a maioria é maior de 19 anos, 30% são estudantes e 20% trabalham com carteira assinada.

 

Blog PSafe: É verdade que há opções de games que podem ser jogados gratuitamente através da plataforma?

Victor Prado: Embora ofereça ferramentas para promover a interação entre jogadores e desenvolvedores, a Steam é essencialmente uma loja e, por isso, não oferece games gratuitos. Contudo, existem alguns gratuitos que vendem conteúdo adicional e opções de games vendidos por centavos.

 

Blog PSafe: Quais os benefícios de participar da comunidade da Steam?

Victor Prado: Saber das novidades, ter a possibilidade de criar e usufruir de criações desenvolvidas por outros gamers. Além disso, é um meio de fazer amizades e jogar juntos. Chega de jogar sozinho!

stema lista de games baixados

Blog PSafe: Quais os games mais famosos da atualidade que podem ser baixados pela plataforma Steam?

Victor Prado: A Steam costuma oferecer os lançamentos para computador. Por isso há games exclusivos para consoles que não são encontrados na Steam. Porém, há o inverso, games como Counter-StrikeGlobal Offensive e Magicka Wizard Wars, por exemplo. E também, games como Skyrim, produzidos para console, assim que possível, são disponibilizados para o computador.

 

Blog PSafe: Quais são os concorrentes da Steam?

Victor Prado: Há outras plataformas famosas com propostas semelhantes, como: GoG.com, Desura.com e GamersGate.com. Entretanto, a Steam prevalece hoje como a plataforma de games mais forte e com mais mecanismos de interação. Ela tem estimulado pequenos desenvolvedores, os chamados INDIE’s, a colocarem seus jogos para serem avaliados e, eventualmente, caso sejam bem sucedidos, vendidos na própria Steam.  Além de games, a Steam tem vendido softwares e filmes, criando ramos em outras áreas.

 

Saiba mais sobre o Rio Game Play & Conference:

O evento, que acontecerá entre os dias 8 e 14 de dezembro, no Rio de Janeiro, tem como meta promover o E-sport (esporte eletrônico), além de debates sobre o universo dos games e tecnologia em geral.

A feira também vai realizar palestras com especialistas do Brasil e do exterior e com grandes expoentes do segmento tecnológico para explicar como os games e a tecnologia têm cada vez mais influenciado na educação, na economia e no desenvolvimento do indivíduo. Os debates abordarão temas como Gamificação, Economia Criativa, Tecnologia, Ferramentas de Desenvolvimento, Games na Educação, Empreendedorismo Digital e Oportunidades do Mercado. Você pode conferir mais detalhes em: www.riogameplay.com.br