SXSW: South by Southwest divulga tendências 2015

Conheça o maior evento de tecnologia e criatividade do mundo, dividido oficialmente em três categorias: Filme, Música e Interatividade

Austin work it out. Desde 1987, o South by Southwest sacode a capital do Texas toda primavera. O que começou como um festival de bandas locais – a cidade é conhecida como a capital mundial da música ao vivo –, hoje é o maior evento de tecnologia e criatividade do mundo, dividido oficialmente em três categorias: Filme, Música e Interatividade, cresce em importância a cada ano e é muito mais do que isso.

Shows, palestras, feira e convivência inspiram milhares de visitantes interessados em criatividade e sociedade. Um encontro transversal, que dá conta de como a Tecnologia integra, conecta e influencia diferentes setores da indústria e o comportamento humano.

Para uns, o SXSW é futuro, para outros é vida, já disponível no presente, mas ainda não disseminada em larga escala social. Para todos que visitam a cidade, é o principal evento global de Inovação, mais bombado que o Mobile World Congress, muito mais amplo que os encontros promovidos por Google, Apple ou Facebook e mais buscado na internet que Scarlett Johansson, ao menos nos meses de março e no universo geek.

sxsw-1

Quem está em Austin nestes dias dá uma espiadinha no amanhã e fica sabendo antes de muita gente o que está sendo discutido nos Estados Unidos e que poderá ganhar o mundo, influenciar culturas, tecnologias e a sociedade. Nós do PSafe Blog vamos resumir uma parte disso para você.

Tendências para 2015 apresentadas no SXSW

  1. Aluguel de rotina

Consumidores ficarão mais confortáveis em compartilhar suas posses, rotinas e expertises, como alugar sua casa (AirBNB) ou emprestar seu talento (banco de designers), em troca de montantes financeiros ou de outros valores.

  1. Recomendações personalizadas

Os sites de comércio eletrônico e lojas físicas utilizarão ferramentas tecnológicas para possibilitar ao cliente uma experiência personalizada e adaptada aos seus comportamentos e gosto. Com isso, o consumidor que busca agilidade nas compras, ganha um aliado. Como exemplos, sites que enviam kits mensais de tendências, manequins virtuais para combinar outras peças da loja ao visual da prenda escolhida etc.

  1. Impressão prática

As impressoras 3D ganharão maior protagonismo e facilitarão a produção de itens de consumo, acelerando o acesso e empoderando o consumidor que poderá criar suas soluções sozinho e em casa.

  1. Evidência do comércio virtual

Maior personalização dos itens de consumo, que poderão ser montados/pensados online, individualizando a aquisição e antecipando a experiência.

  1. Redefinição da masculinidade

Questões antes associadas às mulheres e fragilidade serão cada vez mais comuns no universo masculino, que passará por uma reformatação de valores que traduzem a masculinidade.

  1. Paranoia tecnológica

A automação de produtos e serviços poderá gerar pânico e medo de exposição, riscos de privacidade e maior valorização da segurança digital, com a possibilidade cada vez maior de o consumidor ser hackeado/invadido em múltiplos dispositivos.

  1. Expansão do luxo

As marcas de luxo ampliarão sua atuação tradicional para outras áreas não necessariamente dentro do universo da sua expertise. Marcas de vestuário poderão entrar, por exemplo, na indústria alimentícia, transferindo valor aos novos negócios. Veja também item 19.

  1. Redimensionamento conveniente

Maior variabilidade do tamanho das porções. O que puder ser redimensionado de acordo com a necessidade do consumidor será.

  1. Marketing multissensorial

A visão perderá protagonismo e será gradualmente substituída por mais sensações nas peças de marketing, aumentando a interação com o consumidor por meio do toque, cheiro etc.

  1. Revolta química

Consumidores lutarão contra a artificialidade e produzirão produtos hoje industrializados de forma caseira quando possível, eliminando toxinas e materiais químicos.

  1. Troca comercial

Tickets-recompensa serão entregues aos consumidores de marcas, que passarão a valorizar o descarte consciente.

  1. Meta de venda

A forma como o consumidor é impactado ganhará ainda mais importância para a notoriedade da marca, resultando em novas ideias para anúncios, fazendo com que as pessoas consumam mais felizes.

  1. Captura biométrica

Reconhecimentos facial e espacial chegarão a outros produtos e serviços e não servirão apenas para desbloquear a tela do celular ou abrir uma porta.

  1. Exclusividade social

Serviços e plataformas sociais deverão se popularizar com ofertas de valor únicas, passando a ideia de exclusividade de atuação.

  1. Pagamento por resíduos

As máquinas que dão dinheiro ao consumidor ao devolver embalagens deverão se popularizar em todo o mundo e não apenas em supermercados da Europa ou Estados Unidos, com maior inclinação à reciclagem.

  1. Pequenas tolerâncias

Itens principalmente relacionados ao comprometimento da saúde alimentar serão permitidos em pequenas porções e perdoados em nome do prazer.

  1. Robôs no dia a dia

A redução do valor dos robôs fará a robótica se popularizar em diversas áreas, automatizando muitas atividades e ações humanas.

  1. Recompensa competitiva

Gameficação da comunicação e interação das marcas para transformar consumidores em clientes, gerando ação e retorno/recompensa para esta ação.

  1. Colaboração ritualizada

Marcas e celebridades endossarão novos mercados que aparentemente são interdependentes. Um ritual de transferência e expansão do estilo de vida de quem promove, ficando indissociável da entrega final.

  1. Varejo responsivo

O termo responsivo ganhou popularidade com a necessidade da adaptação rápida do layout de sites da internet abertos no celular. Agora a tendência imediatista deverá chegar ao varejo, que terá de dar conta e possibilitar a compra ao consumidor no exato momento em que for impactado pela marca. Será a venda instantânea apoiada pela internet, conectividade e mobilidade de aparatos tecnológicos.

Ao longo do ano, a PSafe acompanhará o Calendário Tech para dividir com você o que está sendo mapeado em tendência para este ano em Tecnologia e os 20 itens destacados acima do SXSW ganharão posts exclusivos para mostrar quais os seus graus de maturidade aqui no Brasil. 🙂

Tags: