Tablets melhoram a rotina dos profissionais

Já pensou como os tablets podem afetar a rotina dos profissionais? Cada vez mais os dispositivos estão otimizando de novas formas as profissões!

Um tablet pode mudar e facilitar bastante o dia-a-dia de um profissional. Um exemplo? Treinador de um esporte de alto desempenho é um dos empregos em que o uso dos dispositivos já é quase indispensável. Mas e as outras profissões? Como os tablets podem afetar os profissionais mais “tradicionais”?

Para o mundo dos negócios, a resposta é óbvia. Por ser compacto, os tablets melhoram notoriamente a produtividade de administradores e gestores. Afinal, é muito mais prático consultar planilhas, enviar e-mails e procurar por documentos em um dispositivo extremamente móvel. Antes deles, apenas os notebooks, às vezes muito mais lentos e pesados, eram opções para executar essas tarefas. Além disso, eles permitem que o profissional fique mais tempo conectado – tanto para se informar sobre o mercado, quanto para se comunicar e resolver eventuais problemas internos.

Aliás, seguindo a mesma linha de raciocínio, representantes comerciais e vendedores também se beneficiam da praticidade dos tablets. O que antes era feito com papéis, agora pode ser substituído com apenas alguns toques na tela. Além disso, em uma conversa profissional entre duas pessoas, é muito mais fácil apresentar seus produtos com detalhes e imagens no tablet do que com um projetor, catálogos ou uma apresentação formal. Arquitetos, engenheiros e decoradores também têm seu trabalho facilitado, já que fotos, referências, simulações e projetos podem ser muito mais acessíveis em um aparelho compacto.

Acessibilidade, na verdade, é um dos principais motivos da entrada dos tablets no cotidiano da maioria das profissões. Apesar de uma pesquisa da Forrester Research, em 2014, ter apontado que funcionários em cargos de chefia são quatro vezes mais propensos ao uso de tablets, os empregados comuns estão cada vez mais tendo acesso ao dispositivo e o transformando em uma ferramenta essencial para o seu trabalho. Em uma fábrica muito grande, por exemplo, basta um funcionário escanear o código de barras de um lote de produtos armazenados para registrar informações sobre ele. Isso economiza o tempo de catalogação por computadores (quase sempre afastados dos estoques), como também evita o velho papel e caneta – cada vez mais obsoleto.

Além de tudo isso, conferir informações e banco de dados através dos tablets é outra característica que engloba diversas profissões. Do médico ao advogado, é possível checar qualquer aspecto da Constituição ou composição de remédios em poucos segundos. Essa “substituição de ferramentas” dos livros pelos tablets abrange também empregos menos ortodoxos. Um cozinheiro, por exemplo, poderia seguir receitas e fazer compras dos ingredientes sem precisar sair da cozinha. Dessa forma, basicamente, toda profissão pode ter sua rotina otimizada com os aparelhos.

E você, qual utilidade para tablets mais inusitada que você já se deparou no mercado de trabalho? Deixe sua história nos comentários!

Tags: