Tecnologia aliada para trabalhos em grupo

Com o aumento das tarefas diárias e o pouco tempo livre a tecnologia ajuda a trabalhar em equipe sem precisar se encontrar e a agilizar processos

Com o tempo tão corrido, reunir diversas pessoas num mesmo lugar para fazer trabalhos em grupos torna-se uma tarefa cada vez mais difícil. Por isso, algumas ferramentas são muito úteis para agregar todos os envolvidos no mesmo ambiente, mesmo estando cada um em sua casa.

Veja também: As redes sociais facilitam a vida no mundo acadêmico

O Skype, por exemplo, tem uma grande capacidade de conferências online, com capacidade para reunir até dez pessoas ao mesmo tempo. Com cada um conectado, é possível fazer os trabalhos com boa qualidade de áudio e vídeo.

Outra boa ferramenta é o Google Docs, um processador de palavras e planilhas grátis. Com ele, o usuário pode compartilhar e modificar diversos documentos online. Cada membro visualiza, altera ou edita um documento do grupo, de modo que a ferramenta acompanha e relata todas as mudanças feitas.

Já o Google Acadêmico possibilita aos estudantes uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Dá para pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. A ferramenta ainda ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.

Diante de tantas opções, é preciso organizar a rotina. E o Meeting Wizard tem o objetivo de tornar essa dinâmica mais simples. Um dos usuários digita os endereços de e-mail de todos os colegas envolvidos e a ferramenta vai gerar uma lista de possíveis horários para reuniões. O assistente enviará e-mails a cada um dos membros, pedindo que eles escolham o horário mais acessível e apresentará um relatório. Aí, é só selecionar o melhor horário, de acordo com a resposta de cada um.