A tecnologia presente na Copa América Chile 2015

Conectividade total nos estádios, estatísticas dos jogos em tempo real e ferramentas especiais nas redes sociais são algumas das tecnologias que serão parte desta Copa América Chile 2015, que começa neste 11 de junho.

Nesta semana, começa a Copa América Chile 2015, o maior evento de futebol do continente, e a tecnologia não poderia ficar ausente. Segundo o Comitê Organizador Local e a Associação Nacional do Futebol Profissional do Chile (ANFP), uma das iniciativas mais interessantes é a cobertura total dos estádios com redes 3G e 4G graças à parceria com a Subsecretaria de Telecomunicações do Governo (Subtel). O custo atingiria os US$ 200 mil.

As estatísticas em tempo real dos 26 jogos também ficarão à mão do público por meio do site do torneio, onde se apresentarão dados como a posse da bola, passes e assistência, assim como fotografias em alta resolução para serem baixadas. A plataforma também será usada para a comercialização de tickets, que podem ser impressos em qualquer computador e identificados por um código de barras.

Por outro lado, a mídia terá uma moderna sala de imprensa em cada estádio sede e funcionará independentemente se no dia haverá jogo ou não. “Como organização, estamos trabalhando com todas as instituições do Estado para que esta Copa seja a mais tecnológica e moderna possível, tanto para os torcedores quanto para os trabalhadores no evento”, comentou René Rosas, diretor executivo da Copa América 2015.

Porém, a Conmebol deixou de lado a possibilidade de usar a tecnologia chamada de “Olho de falcão”, que permite saber exatamente se a bola entra ou não no gol. “Não poderemos utilizar esse elemento, mas temos uma grande confiança em nossos árbitros. Analisando a arbitragem da Copa Libertadores da América e a Copa Sul-americana, que foi boa, acho que não teremos problemas neste torneio”, ressaltou o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout.

estadios copa america chile 2015

Nas redes sociais

As redes sociais vão jogar uma partida a parte nesta Copa América Chile 2015. Elas terão ferramentas especiais para que os torcedores fiquem de olho nas últimas notícias das disputas. O Twitter, por exemplo, incluiu a Copa América entre os 25 acontecimentos mais importantes do ano.

Assim, o microblog vai oferecer ferramentas para compartilhar as principais novidades que surjam ao longo dos jogos. Também irá oferecer as ‘Hashflags’, ícones com as bandeiras dos países participantes, que aparecerão nas mensagens do Twitter quando os usuários usem uma tag com as primeiras três letras de cada país.

Já o Facebook permitirá que cada torcedor personalize seus estados em relação ao time da sua preferência, enquanto os usuários do Instagram poderão tirar fotos em locais criados especialmente para isso nos estádios sedes.

PlayStation para analisar aos rivais

Um dos dados mais curiosos desta Copa América foi dado pelo técnico da seleção chilena, Jorge Sampaoli, que revelou que usará o PlayStation para analisar seus rivais durante a participação da sua equipe.

jorge sampaoli

“Agora temos um programa de simulação, que permitirá, por meio de um joystick, simular uma partida e jogadas no Play. Isso é muito bom porque poderemos direcionar os jogadores. Por exemplo, ao pressionar o comando 4-4-2, o software mostrará como funcionará esse 4-4-2 no time rival”, afirmou Sampaoli.

Tudo é válido para ser ganhador em meio a tanta concorrência, não é? Ao que parece, o Chile está disposto a levar a Copa, ainda mais se considerarmos seu bom desempenho na Copa do Mundo Brasil 2014. E você, acha que o Brasil vai vencer a competição?

Confira as redes oficiais da Copa América Chile 2015:

Facebook
Twitter
Instagram