Tela do Mac congelada? Saiba o que fazer

O Mac é famoso por não travar, mas será que você sabe o que fazer na hora dele travar? Aprenda o que fazer.

Tela do Mac congelada? Saiba o que fazer

Se você tiver um Mac, é provável que já tenha se encontrado com o temido "círculo do arco íris”. Embora o símbolo é entendido como um sinal até amistoso de que a tela do computador está congelada, o que pode ser muito frustrante. Aqui estão alguns conselhos sobre o que você deve fazer na próxima vez que isso acontecer:

Como soluciono o problema?

Geralmente, o culpado é um programa que está causando algum problema na sua tela. Neste caso, você deve identificar o programa e reiniciar o mesmo. Vá até o menu Apple na esquina superior esquerda da tela. Lá, existe uma opção que chamada "Forçar saída". Depois de selecionado, esse menu exibe todos os programas que em execução e indicará o responsável pelo problema.                   

Mas às vezes, todo o equipamento fica congelado, e você não será capaz de acessar o menu . Nesses casos a tendência é emloquecer já que você perde acesso a qualquer guia on-line para resolver o problema. Pode ser útil, portanto, memorizar como sair de um programa de forma forçada assim não fica apanhado nesta situação. Tecle Option, Command e Escape. Isto deve forçar a saída de qualquer programa presente na sua tela.

Se estas opções falharem, você pode forçar a seu computador a desligar mantendo a tecla ligar/desligar. Esta não é, entretanto, uma boa solução, porque permite que seu MAC pule todos os passos que normalmente faz antes de desligar, o que não é saudável para o computador.

           

Como posso evitar o problema?

Sair de programas é útil em curto prazo, mas não resolve os problemas subjacentes que estão causando que seu MAC se congele. Se o problema se repetir é provável que existe uma problema maior que está causando essa série de defeitos em seu uso. Se a sua versão do Mac já tem um pouco mais de idade, pode ser que você está executando programas que não são adequados para o seu hardware.

Também poderia ser possível que o computador tenha sido infectado com algum tipo de malware. O New York Times informa que em 2012, mais de meio milhão de Macs foram infectados por um cavalo de troia. Neste caso, é bom contar com a proteção do PSafe Total que garante a segurança do seu aparelho.