Tem como garantir compras seguras na internet?

16 dicas da PSafe para você visitar e comprar de lojas online sem medo

Seguir grande parte destas recomendações pode ser suficiente para você realizar compras de forma segura em lojas online. Os cuidados são muitos, mas valerão a pena, não só para não correr o risco de não ver chegar o bem comprado na sua casa (fora o problema dos já conhecidos atrasos dos fabricantes e revendedores, e até dos Correios, na entrega das mercadorias), mas também para evitar, e muito, dor de cabeça.

Algumas recomendações parecem óbvias, mas muitas pessoas teimam em, na pressa ou euforia por uma aparente promoção ou negócio considerado da China, não seguir.

Cuidados iniciais

  1. Para comprar, use o modo de navegação anônima. Ela protege suas informações de bisbilhoteiros, curiosos e hackers, que podem rastrear seu histórico.
  2. Compre somente de sites conhecidos. Quando a oferta é muita, o santo desconfia, já dizia a sua avó. E estes achados financeiros normalmente são oferecidos em sites desconhecidos.
  3. Compre de lojas online regulamentadas no Brasil. Para reclamar a não entrega de um bem comprado em sites estrangeiros é bem complicado, e muitas vezes infrutífero.
  4. Ao comprar via serviços de comparação de preços, avalie se a empresa com o melhor valor tem reputação ilibada, isso pode ajudar a afastar problemas. Se a compra é feita em outra plataforma ou endereço, cuidado, o serviço de comparação de preços confiado por você, pode não ser solidário em caso de problemas.
  5. Blinde seu wi-fi doméstico com a escolha de uma senha forte, preferencialmente com caracteres, letras e números e troque-a com frequência.

Segurança dos dados financeiros

  1. Verifique na página da internet a presença do ‘S’ no endereço do site: https:// é seguro, https:// não é.
  2. Busque também no endereço a presença de um cadeado ou outro ícone que remeta a segurança, como um selo, chave ou a cor de fundo verde, indicando caminho livre e seguro. Estes sites são mais confiáveis.
  3. Confirme o endereço do site com atenção. Veja se não digitou nada errado, se encontrar erro, mas a página estiver aberta, isso indica um site pirata pronto para roubar você.

Só depois disso, insira seus dados de cartão de crédito.

Para evitar fraudes

  1. Empresas com domínio .br devem estar inscritas no registro.br. Entre no endereço e veja o CNPJ da empresa. Depois, vá ao site da www.receita.fazenda.gov.br e veja se está tudo ok com ela.
  2. Cuidado com o e-mail, uma empresa séria jamais pedirá seus dados por ali.
  3. Veja sites de reclamações, como o Reclame Aqui, e veja o que dizem da empresa que você quer comprar.
  4. Evite wi-fi público, estas conexões oferecem mais riscos de invasão e interceptação do dispositivo.
  5. Tenha um antivírus na sua máquina, como o PSafe Total, capaz de acusar a infecção por vírus e monitorar atividades suspeitas no seu computador.

Dicas extras

  1. Evite compras rápidas, aqueles com as informações carregadas automaticamente. Elas podem deixar o processo mais veloz, mas mais inseguros também.
  2. Utilize um recurso adicional de proteção, como um produto com a função de ‘Compras Seguras’.
  3. Ou opte por fazer o pagamento via transação segura, como o PayPal.

E, claro, fique sempre de olho no seu extrato bancário e do cartão de crédito. E, qualquer anormalidade, faça contato com a instituição financeira.

PSafe Total protege suas compras online

Como funciona o Compras Seguros da PSafe Total?

Quando o usuário inicia algum processo de compra ou transação bancaria, a proteção é ativada automaticamente, verificando se algum processo suspeito está em execução e, então, notifica o usuário em caso de alguma ação suspeita.

Tags: