Teste a qualidade da sua operadora de celular com o app da Anatel

App traz ranking das operadoras e ajuda os usuários a definir qual serviço utilizar. Entenda melhor em nosso blog!

Você já pensou em acessar os rankings das operadoras de celular utilizando um aplicativo da própria Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações)? O Anatel Serviço Móvel foi lançado justamente com esse objetivo. Assim, você pode conferir quantas antenas existem na sua cidade, verificar os gráficos e os rankings, além de saber qual operadora é melhor de acordo com o serviço que oferece (voz e dados).

O app avalia os serviços das cinco maiores operadoras de telefonia móvel do país: Vivo, Oi, Tim, Claro e Nextel.

 

Como utilizar

O Anatel Serviço Móvel pode parecer um pouco complicado no início. Mas depois que você começa a manusear o app, consegue entender rapidinho! Ao abrir o aplicativo, ele detecta as informações do GPS do aparelho para identificar a cidade em que você está. Com o carregamento dos dados, é aberta uma tela em que aparece a quantidade de ERBs (estações rádio-base), ou seja, as antenas de cada operadora. Além disso, existe a especificação do número de antenas de acordo com a tecnologia utilizada, 2G, 3G ou 4G.

Clicando sobre qualquer uma das operadoras, aparecerá a localização de cada uma das antenas e você também pode configurar para aparecer a localização de todas as antenas. Para isso, basta clicar no ícone em forma de antena que fica no canto superior direito da tela e selecionar Todos.

Você ainda pode conferir os dados de acesso à rede de voz e de dados. Se quiser usar esse recurso, pode deslizar o dedo na faixa azul inferior da tela inicial do aplicativo. É possível verificar os dados com a tela na vertical ou horizontal. A diferença é que na horizontal aparecerá um gráfico de desempenho de cada operadora.

O usuário ainda pode clicar no ícone de configurações e optar por outro município. Então, aproveite e conheça qual a melhor operadora na sua cidade!

Tags: