Testes mostram robô humanoide correndo ao ar livre

Conheça os dois robôs que estão sendo desenvolvimentos pelo Google: Atlas e Spot.

Os primeiros testes com o robô humanoide do Google já começaram a ser realizados. A Boston Dynamics, empresa de robótica comprada pelo Google, que agora integrada a holding Alphabet, fez uma demonstração de dois dos seus projetos.

Atlas, como o robô é chamado, tem a capacidade de andar sobre as duas pernas em superfícies rochosas bastante instáveis mantendo equilíbrio. Além de correr ao ar livre, o robô permanece de pé mesmo quando recebe um abano ou uma pancada lateral.

É necessário lembrar que o Atlas ainda está no processo de desenvolvimento. Por isso, quando está em meio à vegetação, anda lentamente, mas ao encontrar uma superfície plana, ele corre. O objetivo dos desenvolvedores é fazer com que o robô não precise mais do cabo alimentador de energia.

A meta do projeto é fazer com que o robô possa chegar a áreas remotas para realizar tarefas que seriam perigosas demais para uma pessoa normal. Segundo Marc Raibert, fundador da Boston Dynamics, Atlas ainda tem muito a desenvolver: “Não estou dizendo que ele pode fazer tudo o que vocês conseguem fazer, mas, se continuarmos pressionando, chegaremos lá”.

Na ocasião, a Boston Dynamics fez também uma demonstração do robô Spot – uma representação do melhor amigo do homem. Só que agora com uma modificação: foi implantado uma espécie de braço no lugar que normalmente ficaria seu rosto para permitir a abertura de portas, facilitando o acesso a lugares da Boston Dynamics.

Veja os vídeos dos testes com o robô do Google:

Tags: