Tudo que você pode fazer com a câmera do seu Android

Veja seis coisas que você pode fazer a partir da câmera do seu Android

Você que já está acostumado com o universo Android sabe que a câmera do celular pode fazer muito mais que apenas tirar fotos e gravar vídeos. Agora, caso você seja novato neste mundo de smartphones e tenha comprado seu Android há pouco tempo, você vai se surpreender com uma lista de possibilidades que a câmera do seu novo aparelho te reserva.

Descobrir o que é quase qualquer coisa

No seu momento, Google Goggles foi um aplicativo que chamou muita atenção dos usuários Android. Mas, caso não seja uma pessoa curiosa ou não esteja em viagem ao exterior, o APP não terá muito uso para você.

Utilizando o Goggles, você pode fotografar objetos e ele te dirá do que se trata. Por exemplo, caso você se interesse por vinho, ao fotografar o rótulo de uma garrafa, você pode saber que vinho é, de que bodega e suas informações mais relevantes. O mesmo vale para logos, escudos, códigos de barra etc.

Traduzir textos de outros idiomas

Útil para quem está de viagem e para quem tem que lidar com diferentes idiomas no trabalho ou estudo. De novo, utilizando o Google Goggles, você aponta a câmera para o texto e ele releva a tradução no seu idioma nativo.

Jogar games de realidade aumentada

Mesmo que não façam muito sucesso, os jogos de realidade aumentada também têm sua graça. Como exemplo, fica o Droid Shooting, que mostra o Bug Android invadindo sua sala, quarto ou rua que transita. Tem grande riqueza de detalhes e respeita sombras e incidência de luz no ambiente.

Encontrar informações ocultas

Você pode usar a câmera para saber informações sobre a cidade que visita e seus monumentos e até informações sobre as estrelas visíveis desde o lugar onde você está. Para isso, use aplicativos como Wikitude, Layar, Sky Map e Star Chart podem ser um bom começo para seus testes.

Escanear documentos

Com a câmera do celular você pode ter seu primeiro escâner. Basta passar a câmera pelo documento para que seja digitalizado em formato PDF em pouco tempo.  Um exemplo de APP gratuito que permite a ação é CamScanner. Outra opção é o Google Drive, mas o documento será salvo no Google Docs.

Saber quem está com seu celular

Isso mesmo. Com a câmera do Android você pode receber um foto de quem estiver tentando usar seu celular, sem a sua permissão. O APP Gotya faz uma foto do curioso ou ladrão em caso de que este tente desbloquear o aparelho com a senha errada. Além da foto do larápio, o APP também envia sua localização geográfica. Aí, é só pedir para a polícia te ajudar a recuperar o celular.

Tags: