Dicas de como usar a internet e estudar para o ENEM

Preparando-se para o ENEM? Selecionamos dicas para usar a internet a favor dos seus estudos.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado para medir a qualidade do ensino médio no país. Criado em 1998, o exame ganhou peso na corrida pelo vestibular em 2009, quando sofreu uma reformulação e passou a ser aceito como exame de ingresso nas principais universidades do país.

Em 2013 mais de 7 milhões de pessoas prestaram o ENEM. A concorrência forte faz com que os estudos comecem cada vez mais cedo e sejam cada vez mais intensivos.  Para sorte de todos, a internet pode ser uma grande aliada em exames como o ENEM, concursos e outros vestibulares. Abaixo selecionamos uma série de sites que podem te ajudar nesta caminhada.

Duolingo         

O Duolingo é um app disponível para diferentes plataformas como Windows no navegador Google Chrome, iOS e Android. Considerado "como o melhor programa gratuito para aprender um idioma". Mistura elementos do estudo da linguagem acadêmica com jogos que ajuda a tornar o app dinâmico. Duolingo oferece aulas de inglês e espanhol em português.

Basta meia hora de uso no dia para passar por uma nova unidade e melhorar seus conhecimentos em outra língua.

ProEnem

O site é um plataforma de ensino a distância com foco no ENEM. A ferramenta conta com uma equipe de professores renomados e de features que vão te ajudar a fazer anotações e reforçar o ensino de determinada unidade de acordo com a sua demanda.

O ProENEM conta com simulações da prova e redação, além de exercícios de acompanhamento e revisão de cada módulo.

Passei Direto

Com a missão de estimular alunos de todo o país a se ajudarem de forma gratuita e colaborativa, a rede social de ensino é brasileira e aberta a todas as universidades do país e facilita a conexão entre estudantes e professores.

No ambiente da rede é possível compartilhar trabalhos, publicações, resumos, interagir com outros estudantes e abrir tópicos para tirar dúvidas.

FGV

O site da Fundação Getúlio Vargas conta com uma série de cursos online em quatro áreas do conhecimento. O aluno pode conectar o Facebook ao site e progredir nas lições. As etapas conta com PDFs para download e vídeos explicativos.

Banco de provas INEP

Em seu site oficial o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publica o gabarito de exames anteriores. O acesso a esse tipo de material pode ajudar muito o aluno, primeiro a conhecer a linguagem aplicada pelo MEC na prova, além de entender melhor as famosas “pegadinhas” do exame.

 

 

 

Tags: