Veja como estão hoje os brasileiros vencedores da STWC 2014

A Copa Mundial de Testadores de Software (STWC) é um importante evento mundial onde os melhores da área de QA são postos à prova

Os brasileiros Melissa Pontes, Rodrigo Cursino, José Carréra e Alessandra Cursino foram os vencedores da Copa Mundial de Testadores de Software 2014 e nos contaram como esse prêmio impactou a vida deles.

Para a equipe, a vitória trouxe reconhecimento para a área no Brasil. Além disso, mostrou que apesar de ter uma maioria masculina, também tem espaço para as mulheres, uma vez que o time é bem equilibrado. A conquista também trouxe diversos convites e confiança para que eles abrissem a QALab. Focada em treinamento e prestação de serviço na área de testes, a startup foi criada em janeiro de 2015 e já oferece aulas à distância. Além, é claro, da experiência dos vitoriosos, que logo na primeira etapa da copa venceram 36 participantes.

Antes e durante a copa houve muita preparação e estudo. Eles também contaram com o apoio da comunidade de testadores do Brasil. O resultado da etapa online listou a equipe com o melhor desempenho em determinadas áreas de QA, além da classificação do time CESAR para a etapa presencial. Essas equipes, ao serem contatadas por eles, ajudaram o time a se aperfeiçoar. Essa união foi muito importante para a conquista. Hoje eles continuam na empresa CESAR, mas seguem com seus projetos pessoais também.

Apesar de ser uma área extremamente importante para o bom funcionamento dos programas que tanto usamos e amamos, não é muito conhecida. QA é o nome dado para a equipe de testadores de softwares. Todos os programas e aplicativos desenvolvidos precisam passar por eles para que seja certificado a qualidade e o funcionamento. Eles testam se todas as funções estão funcionando como deveriam, ou seja, como foi definido no projeto.

A STWC 2014 (Software Testing World Cup) é a Copa Mundial de Testes de Software que premia a melhor equipe do mundo de testadores. A última foi em 2014, na Alemanha. A disputa contou com uma parte online e uma final presencial durante um grande evento da área, o Agile Testing Days 2014.

Tags: