Vida no espaço: acompanhe fotos e posts dos astronautas que estão na ISS

Quatro sortudos compartilham em tempo real detalhes da vida a 350km da Terra. Fotos e tweets são impressionantes.

Abra a janela, olhe para o alto e tente imaginar esta cena: seis pessoas vivendo num satélite artificial a 350 quilômetros da crosta terrestre, girando quinze vezes por dia ao redor do globo a uma velocidade de 27.700km/h. Difícil? Pois, acredite, é assim que vivem os astronautas que habitam a Estação Espacial Internacional (ou ISS, na sigla em inglês).

A ISS é um laboratório de pesquisas montado pela NASA, a agência espacial norte-americana, em parceria com o Canadá, a União Europeia, a Rússia e o Japão. Desde 1998, dezenas de astronautas já se revezaram em mais de 40 missões a bordo da estação.

Como vivem? Como se alimentam? E quais visões da Terra eles têm de tão distante?

Astronautas compartilham rotina nas redes sociais

Graças à internet, todas as respostas estão ao nosso alcance — e o melhor: em tempo real. Quem quiser, pode começar seguindo esta lista do Twitter, criada pela NASA. Nela, além dos astronautas que estão agora na Estação, você pode acompanhar os posts dos que já estiveram a bordo em missões anteriores.

Se preferir, também pode seguir a conta oficial da ISS no Instagram, ou, ainda, acompanhar isoladamente apenas os astronautas que estão agora no espaço. Ao todo, seis estão a bordo, mas apenas quatro mantêm contas nas redes sociais. São eles:

Scott Kelly (EUA): Twitter e Instagram.
Sergei Volkov (Ucrânia): Twitter e Instagram.
Kjell Lindgren (Taiwan): Twitter e Instagram.
Kimiya Yui (Japão): Twitter e Instagram.

Veja a ISS a olho nu

Você sabia que é possível enxergar a ISS sem a necessidade de um telescópio? Para isso, além de passar sobre a sua cidade, a Estação precisa estar ao menos 10º acima do horizonte e iluminada pelo sol.

Para ajudar você nessa missão, o site Astroviewer disponibiliza a previsão do trajeto da Estação no mapa, além da hora certa em que será possível visualizá-la. Daí em diante é só contar com a sorte de não encontrar o céu nublado.

Achou trabalhoso? Então aproveite as dicas do Twitter e do Instagram. Com tanta imagem bonita, vai ser fácil, fácil sentir o gostinho da vida lá no alto.

Tags: