Vírus: relação de amor e ódio é retratada em exposição online

A relação de amor e ódio aos arquivo maliciosos, mais conhecidos como vírus, foi retratada em uma galeria online e é, no mínimo, interessante. Confira

Não há coisa mais inconveniente do que ter seu PC invadido por vírus. É desagradável o estrago que ele pode fazer em sua máquina. Muitas vezes, provoca a perda de toda uma vida armazenada em arquivos. Mas, como seria se seu computador fosse invadido por vírus artísticos? É o que pretende um publicitário holandês. Será que você vai curtir?

Bas Van De Poel sempre nutriu uma relação de amor e ódio com os malwares. Assim, resolveu materializar seus sentimentos através de artistas, para que contassem a história dos vírus de maneira mais, digamos, próxima de nós. O Computer Virus Catalog (Catálogo de Vírus de Computador) é uma iniciativa um tanto quanto ousada e inovadora, lançada em Amsterdã, na Holanda. Trata-se de uma galeria online, que reúne obras de artistas de várias partes do mundo. Elas são uma espécie de materialização dos vírus mais famosos de todos os tempos.

Vinte e três artistas ganharam a incumbência de retratar a forma como eles viam os invasores digitais. Cada um teve a liberdade de escolher o vírus que seria tema de sua obra, a partir de softwares que foram descobertos e ganharam fama entre os anos de 1960 e 2010. A galeria online traz peças ilustradas e faz uma descrição sobre cada vírus retratado.

‘Homenagem’ aos vírus

Segundo De Poel, que é também o curador da galeria, o Computer Virus Catalog é uma espécie de homenagem prestada àqueles que tanto nos fizeram sofrer, corrompendo arquivos e inutilizando dados de nossas máquinas. Tudo sempre utilizando bom humor e muita criatividade.

Além de bacana, a galeria desperta a curiosidade de desvendar o mundo ainda sombrio dos vírus. Ficou curioso? Acesse o  Computer Virus Catalog em sua página oficial. Há ainda na internet um canal dedicado exclusivamente ao tema: o Danoct1. Confira!

 

Tags: