Você morre de preocupação por causa de vírus? Use estas 5 dicas fáceis e não vai mais

O Brasil é uma das dez principais origens de ataques cibernéticos do mundo. Por isso, você está certo quando se preocupa com a segurança de seus dados e […]

O Brasil é uma das dez principais origens de ataques cibernéticos do mundo. Por isso, você está certo quando se preocupa com a segurança de seus dados e computadores. Os vírus respondem por cerca de 50% desses ataques, mas há vários outros modos de seus dados serem comprometidos, então vale a pena se preparar. Aqui estão cinco coisas simples que podem ser feitas para se proteger e a seu computador.

1) Ative o firewall de seu computador. É bem provável que seu computador tenha vindo com um firewall instalado. Certifique-se de que esteja ativado e de que você lhe tenha dado um nível robusto de proteção.

2) Instale um bom programa antivírus como o PSafe Suite. Isto não apenas vai proteger seu computador contra vírus, mas também contra spam, spyware, cavalos de troia, worms e outras formas de software malicioso.

3) Mantenha todos seus softwares atualizados. Ao oferecer uma atualização gratuita de software, geralmente projetadas para consertar um bug ou vulnerabilidade no código do programa original, a maioria das empresas envia alertas a seus clientes. Baixe estas atualizações imediatamente e certifique-se de que estejam ativadas nas configurações do seu computador.

4) Esteja ciente de downloads não autorizados por seu navegador. Programas maliciosos podem ser baixados para seu computador sem que você saiba. Ajude a evitar isso usando o desabilitador de janelas pop-up em seu navegador internet e tenha cuidado ao baixar software grátis. Um truque favorito de cibercriminosos é juntar um vírus em um programa antivírus falso e oferecer como download gratuito.

5) Seja vigilante com e-mails. De acordo com um levantamento de 2013, cerca de 70% do tráfego global de e-mails foram classificados como spam. Alguns destes e-mails são relativamente benignos porque meramente desperdiçam seu tempo e comem largura de banda, mas a maioria deles serviu como veículo para levar códigos maliciosos de computadores para o HD de outras pessoas. Siga estes passos para ajudar a se proteger de ataques cibernéticos por e-mail.

  • Desative preview e downloads automáticos nas configurações de seu e-mail.
  • Nunca clique em um link dentro de uma mensagem de e-mail, a menos que tenha certeza de que seja enviado por uma pessoa e origem confiáveis.
  • Nunca dê sua senha ou nome de usuário em reposta a um pedido de e-mail. Suspeite especialmente de e-mails que digam estar vindo de um banco ou outra instituição financeira. Eles frequentemente se disfarçam de alertas que dizem que sua conta está em perigo de cancelamento.

Vale também a pena notar que redes sócias dão oportunidades de ataques cibernéticos. Em 2011, de acordo com números do próprio Facebook, cerca de 600.000 contas de seus usuários estiveram comprometidas todo dia. Então tenha cuidado ao clicar em links dento de postagens de mídia social, a menos que tenha certeza de que venha de uma fonte original segura.

Clique para saber mais sobre as proteções de segurança do PSafe Suite.

Tags: