Vulnerabilidade em app do Banco do Brasil compromete segurança de usuários

Usuários que possuem conta no Banco do Brasil e usam o aplicativo para smartphone devem ter cuidado ao acessar suas informações bancárias pelo celular. Na noite da última […]

Usuários que possuem conta no Banco do Brasil e usam o aplicativo para smartphone devem ter cuidado ao acessar suas informações bancárias pelo celular. Na noite da última segunda-feira (9), correntistas alegaram ter conseguido obter dados bancários de outros clientes devido a uma falha no aplicativo.

Segundo informações dos clientes do banco, a exposição das informações ocorreu ao tentarem acessar a sua conta corrente. Ao abrir o aplicativo, é necessário inserir agência e conta corrente, além da senha virtual para poder acessar a conta. Neste momento, os usuários teriam recebido dados de outros correntistas. O problema teria acontecido com os sistemas operacionais Android e iOS. Entre as informações de usuários que foram expostas estão saldos, nome completo, extratos bancários e até as últimas movimentações realizadas na conta corrente.

O caso repercutiu em redes sociais. Devido à alegação dos usuários, os representantes do Banco do Brasil emitiram uma nota no dia seguinte informando que realmente houve um problema, surgido a partir de processos de atualização nas versões do aplicativo. Ainda foi reiterado na nota que o procedimento causou “intermitência e inconsistência de dados cadastrais”, o que significaria que os dados divulgados no aplicativo não são necessariamente verdadeiros. Por fim, a nota do banco é encerrada com a afirmação de que o sistema de segurança continua ativo e que os correntistas não tiveram nenhum comprometimento em suas contas ou transações bancárias.

Apesar de o problema ter ocorrido no aplicativo, a PSafe reforça que é importante observar as telas de acesso aos bancos, evitando ser vítima de um golpe financeiro virtual.

Tags: