Vulnerabilidade expõe fotos do Facebook. Veja como desativar a função

Facebook se posiciona quanto a vulnerabilidade da função sincronização automática de fotos. Acesse o passo a passo para se proteger, de acordo com a rede

O vazamento de fotos particulares tem se tornado um problema comum no nosso tempo. Por isso, se certificar de que estamos totalmente seguros quanto a este assunto é fundamental. Um exemplo disso é a recente vulnerabilidade descoberta no Facebook, que deixa as imagens dos usuários expostas.

Veja também: Facebook vai espionar você fora da rede

A falha acontece por meio da sincronização automática de fotos do Facebook no iPhone, iPad e aparelhos Android. Nela, hackers podem roubar fotografias sem que a vítima perceba. O caçador de recompensas de bug Laxman Muthiyah descobriu uma falha crítica no recurso de sincronização de fotos do Facebook e na API da rede social que pode permitir que qualquer aplicativo de terceiros acesse as fotos pessoais do álbum Facebook Photo Sync “escondido”.

O sistema funciona da seguinte forma: as fotos que o usuário sincroniza do smartphone ou tablet são carregadas automaticamente em segundo plano para um álbum privado do Facebook, que não é visível para qualquer um dos seus amigos ou outros usuários da rede social. No entanto, ele pode escolher compartilhar essas fotos do álbum na sua timeline ou enviá-las como uma mensagem para um amigo.

Laxman informou ainda que a vulnerabilidade está no mecanismo de privilégio onde os aplicativos podem acessar a sincronização de fotos usando a vaultimages API. Segundo ele, o sistema verifica apenas o proprietário do token de acesso, e não o aplicativo que está fazendo a solicitação. Com isso, ele permite que qualquer aplicativo com “user_photos” tenha permissão para ver suas fotos móveis.

O Facebook recompensou o Laxman com US$ 10 mil pela descoberta sob seu programa de recompensas. Os usuários do Facebook foram aconselhados a desativar o recurso de sincronização de fotos até a correção da vulnerabilidade.

Como desativar o recurso

Passo 1

Para isso desativar essa função, vá até as “Configurações do aplicativo”.

passo 1

Passo2

Depois, toque em “Sincronizar fotos”.

passo 2

Passo 3

Agora, selecione “Não sincronize minhas fotos”. Em algumas versões do Android ela pode aparecer em inglês: “Don’t sinc my photos”. Após tocar na opção confirme, clicando em “Desativar”. Assim, você estará livre da vulnerabilidade.

passo 3

Tags: