Wi-Fi AC, a nova tecnologia de internet sem fio

Falamos de um avanço em redes sem fio que funciona exclusivamente com a banda de 5 GHz, e permite a usuários e empresas conectar mais dispositivos a uma velocidade superior que as conhecidas redes de cabo Ethernet.

Já ouviu falar sobre Wi-Fi AC? E de como ela vai beneficiar o uso da internet? Pois bem, hoje queremos falar sobre essa tecnologia que promete ser uma das protagonistas deste ano. Falamos de um avanço em redes sem fio que funciona exclusivamente com a banda  de 5 GHz, e permite a usuários e empresas conectar mais dispositivos a uma velocidade superior que as conhecidas redes de cabo Ethernet.

Mas, vamos devagar. Lembremos que uma rede WLAN é um sistema de comunicação sem fio flexível, muito usado como alternativa às clássicas redes de áreas locais a cabo. Elas funcionam utilizando ondas de radio para a transmissão de diferentes tipos de dados, cuja velocidade é regulada por alguns padrões.

Atualmente, se usa o padrão 802.11n, com velocidades entre 150 e 600 Mbps, enquanto a nova tecnologia 802.11ac (Wi-Fi AC) aumenta a velocidade teórica até os 1.300 Mpbs. É justamente esse incremento de velocidade, de pelo menos duas vezes, o que tem melhorado dispositivos e a maneira como nos conectamos à internet.

Mais de uma vez experimentamos lentidão de conexão quando temos outras pessoas utilizando a mesma rede, ou ainda quedas constantes ao tentar baixar filmes e músicas, isso porque usamos a banda 2 GHz, que cairá em desuso após o avanço desta nova tecnologia, o Wi-Fi AC.

velocidade internet

Vantagens do Wi-Fi AC

Sua aprovação oficial se deu no início de 2014. Também é conhecida como Wireless AC, Wi-Fi AC, Wi-Fi 5G ou Wi-Fi de 1 Gbit. Para que possamos entender melhor seus benefícios, a seguir algumas de suas vantagens:

– É, em média, três vezes mais rápido que o padrão de conexão atual.

– Atinge as mesmas velocidades máximas que a rede de cabo (1Gbps).

– Está muito menos propensa a ser afetada por cortes ou interferências. Isso porque usa a banda 5 GHz, que é menos saturada que a atual 2 GHz.

– Graças a sua tecnologia Beamforming, que focaliza o sinal de radio, as paredes ou obstáculos não afetam seu sinal.

– Utiliza os mesmos sistemas de encriptação de senhas WPA e WPA 2.

– Aceita mais conexões simultâneas, aproximadamente 20, sem baixar a velocidade.

– Economiza a bateria do aparelho porque o tempo de download é menor.

Nuvem e streaming

Com esse avanço também vão se beneficiar os usuários e empresas que usam amplamente os serviços de nuvem, já que a velocidade de carregamento será maior, otimizando o trabalho diário. Um exemplo está nos backups de segurança na nuvem que serão feitos de maneira rápida. Além disso, a transmissão de streaming de vídeo chegará a 1080p.

Vale indicar que na atualidade, os dispositivos Wireless AC têm tido seus preços reduzidos, sendo uma boa opção para evitar que você siga sofrendo cortes ou lentidão na sua conexão Wi-Fi.

No mercado já se pode encontrar vários dispositivos compatíveis com a nova tecnologia. No setor dos roteadores temos: Apple Airport Extreme/Time Capsule, AVM Fritz Box 7490 (desde verano), Buffalo WZRD1800H, D-Link 810L-868L, Linksys EA6700, Netgear 6200/6300, Speedport W724V, enquanto que para notebooks se destacam o Apple Macbook Air (nova versão), Alienware 17, Asus G750.

Os smartphones de última geração também contam com a nova tecnologia WLAN, a partir dos modelos HTC One, Samsung Galaxy S4, entre outros.

Como posso usar o Wi-Fi AC

Não há necessidade de mudar de fornecedor de internet ou contrato, apenas o seu roteador e adaptadores Wi-Fi, mantendo uma compatibilidade total com qualquer aparelho antigo que não pode ou não quer atualizar.

Tags: