Yahoo pretende lançar ferramenta de vídeos concorrente do Youtube

Yahoo ouviu as reclamções dos vlogueiros. A plataforma do Yahoo para hospedagem de vídeos promete ferramenta de monetização diferente do Youtube

O Yahoo divulgou na última semana o lançamento de um portal para reprodução e upload de vídeos on-line no verão americano (entre julho e setembro). A plataforma do Yahoo mira o concorrente Youtube, pensando em uma série de ferramentas exclusivas que podem seduzir os usuários do site que pertence ao Google.

O Yahoo pretende conquistar, primeiro, os influenciadores. Reclamações de vlogueiros envolvendo o sistema de rentabilização do Youtube são constantes e a empresa parece não abrir espaço para diálogo. Por isso, o Yahoo já promete uma ferramenta de monetização que promete um contato mais direto com os produtores de conteúdo e empresas interessadas em divulgar seus produtos, aumentando o bolo dos rendimentos gerados por cliques e visualizações.

A nova aposta faz parte de uma grande reformulação do Yahoo, uma estratégia de relançamento do portal idealizada pela CEO Marisa Mayer, que assumiu o cargo em julho de 2012. Desde então, o Yahoo mudou sua interface e logotipo, acrescentou novas funcionalidades ao serviço de e-mails, eliminou serviços, redesenhou o Flickr e otimizou o serviço de previsão do tempo.

Mas sem dúvidas, a manobra mais marcante do Yahoo sobre a gestão de Marisa foi a compra do Tumblr. A plataforma de blogs com contextos de rede social impulsionou o número de usuários da empresa. O Yahoo aumentou em 100 milhões o número de contas ativas de seus serviços, ultrapassando a marca dos 800 milhões de usuários. Já nos dispositivos móveis, a presença da empresa dobrou, alcançando os 400 milhões.

Tags: