Veja como denunciar SPAM no Whatsapp

Caso um número de telefone receba muitas denúncias de spam, o Whatsapp promete bani-lo da rede temporariamente ou permanentemente

Desde que se popularizou, o WhatsApp se destaca como método de comunicação fácil e muito eficaz, mas o aplicativo também tem sido usado por alguns como forma de espalhar mensagens em massa, os famosos spams. Se você não quer mais ser incomodado, você pode denunciar SPAM no WhatsApp, para que os números dos responsáveis sejam identificados e banidos.

Leia mais: Aprenda a esconder suas conversas do WhatsApp

Como denunciar SPAM no WhatsApp

Sempre que um número desconhecido entra em contato com você no WhatsApp pela primeira vez, você tem a opção de denunciá-lo na sua própria janela de conversa, seguindo os passos:

  1. Abra a conversa;
  2. Role a tela até o fim das mensagens e clique na opção “Denunciar”.

Caso a pessoa que você deseja reportar como SPAM faça parte da sua lista de contatos ou seja um grupo, você deve seguir os passos abaixo:

  1. Abra a conversa;
  2. Clique no contato ou no nome do grupo para abrir os dados do perfil.
  3. Role até a parte inferior da página e toque em “Denunciar contato” ou “Denunciar grupo”.

Ao denunciar e bloquear no WhatsApp, o que acontece?

Sempre que há uma denúncia, seja em uma conversa privada ou em um grupo, a equipe do WhatsApp é comunicada. Caso alguma prática vetada pelos “Termos de Serviço do WhatsApp” esteja sendo violada com aquela mensagem, o usuário pode ser banido temporária ou permanentemente do app. Dentre as práticas sujeitas à punição estão ofensas raciais ou étnicas, incitação a crimes e envio de vírus.

“Para identificar spams, usando criptografia de ponta-a-ponta, que faz com que o aplicativo não tenha acesso às conversas privadas dos usuários, o WhatsApp leva em consideração o volume de novas conversas iniciadas por um usuário com número de telefone fora da lista de contato daquele a que ele chama, e também o volume de denúncias por SPAM que um número recebe”, explica Frank Vieira, especialista em privacidade do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe.

Sendo assim, quanto mais denúncias um número de telefone recebe, mais chances ele tem de ser banido para sempre do WhatsApp.

Leia mais: É possível bloquear chamadas no WhatsApp

Sem ligações inconvenientes

Além das mensagens em massa enviadas pelo WhatsApp, uma das formas mais comuns que desconhecidos entram em contato, é através de ligações para o seu número de telefone. Para bloquear chamadas indesejadas, você pode utilizar a função “Bloqueador de Chamadas”, do dfndr security, aplicativo de segurança e privacidade para Android.

Através da função, você consegue controlar chamadas de contatos da sua lista e de fora dela, com apenas um clique. Toque aqui para instalar o dfndr security.

 

PUBLICIDADE

 

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: