rp_worm_2014-05-14.jpg

O que é um Worm (verme)?

Veja quais os tipos de worms que existem e como eles afetam a segurança do seu computador. Sabia que alguns deles são benéficos? Veja mais.

Diferente dos vírus comuns, os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drives USB. Alguns worms também se espalham por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.

Como agem os Worms

Após garantir acesso ao sistema, alguns worms procuram patches e atualizações de segurança para fechar as brechas utilizadas pelo mesmo, evitando que outros malwares venham a infectar o sistema utilizando-se da mesma falha – garantindo a exclusividade do worm sobre o sistema.

Um dos worms mais conhecidos é o Conficker. É mais comum em computadores pessoais, bloqueando o acesso a sites de segurança da informação e se propagando rapidamente pela rede ou por dispositivos USB. A praga ainda está ativa, porém, já pode ser removida com mais facilidade por programas de segurança.

worm atacando e danificando o computador

Alguns tipos de worms

– Sobig: surgiu em 2003 e foi reativado em 2013, a Microsoft ofereceu uma recompensa para descobrir seu criador.

– Mydoom: surgiu em 2004 com rápida propagação e foi gerado por computadores infectados e através de mensagens de e-mail.

– Doomjuice: utiliza brecha criada pelo Mydoom para infectar computadores.

– Nachi: é o worm do bem, explora uma falha do Windows e, uma vez em execução, deleta alguns worms anteriores, como o Blaster, e instala um patch para prevenir ataques que explorem a mesma falha ou vulnerabilidade do sistema.

Veja o dicionário de vírus completo.