Imagem em azul mostra duas mãos digitando em um teclado e ícones em cima dessas mãos

2 a cada 3 pessoas não voltariam a fazer negócio com empresa que tenha sofrido vazamento de dados

Levantamento realizado entre abril e maio deste ano revelou ainda que 85% dos respondentes não confiam nas empresas com histórico destes incidentes de segurança.

Pesquisa realizada pela PSafe, entre abril e maio deste ano, sobre vazamento de dados, acaba de revelar que 73.20% dos respondentes, o que corresponde a 2 a cada 3 pessoas, não voltariam a fazer negócio com uma empresa caso ela tenha histórico deste tipo de incidente de segurança.

Outros 22.81% responderam que só seriam clientes destas empresas caso não tivessem outra opção e apenas 3.99% responderam que voltariam a fazer negócio com estas companhias.

O levantamento ouviu 5.546 pessoas, usuários do aplicativo dfndr security, e as projeções utilizam como base o número de usuários do sistema Android no país, que seriam 131,1 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O resultado desta pesquisa acende um alerta para as empresas, uma vez que sua sobrevivência depende de clientes e 85.28% das pessoas responderam ainda não confiar em empresas que tiveram dados e informação publicados indevidamente”, analisa o CEO da PSafe, Marco DeMello.

Confira a íntegra da pesquisa aqui.

O levantamento revelou ainda que 74,01% das pessoas se sentem mais seguras em se cadastrar ou tornar-se cliente de empresas que garantam a proteção de dados. Portanto, além de adotar uma série de medidas de segurança, as empresas que desejam conquistar um espaço ainda maior com seu público precisam dar visibilidade às pessoas do que têm feito para blindar seus dados.

“É absolutamente fundamental falarmos sobre prevenção aos vazamentos de dados, uma vez que temos visto que os incidentes são cada vez mais constantes. Em janeiro de 2021, revelamos um vazamento de dados de proporções históricas, que vitimou potencialmente a todos os brasileiros. A pesquisa, no entanto,  indica que apenas 12.15% dos respondentes têm ciência de que seus dados foram vazados”, enfatiza o CEO.

Do percentual que revelou ter ciência do vazamento de seus dados, 39.10% revelou ter descoberto com a tentativa de golpes, outros 20.86% receberam notificação da própria empresa e 19.17% foram avisados ao realizar um login.

Tags: