2013 é marcado por roubo de informação e espionagem na Internet

O caso mais emblemático do ano envolveu a NSA, Agência Nacional de Segurança dos EUA, que teve suas práticas de bisbilhotagem reveladas pelo ex-agente terceirizado Edward Snowden. O […]

O caso mais emblemático do ano envolveu a NSA, Agência Nacional de Segurança dos EUA, que teve suas práticas de bisbilhotagem reveladas pelo ex-agente terceirizado Edward Snowden. O órgão americano justificou suas ações como forma de combater o terrorismo, mas desencadeou grande discussão sobre os limites do interesse de uma nação sobre o direito à privacidade de Governos, líderes mundiais, pessoas comuns e empresas.

Mas não foi somente o primeiro escalão que sofreu com as invasões e a falta de privacidade, pelo menos 105 milhões de usuários tiveram seus dados expostos na rede, no ano passado. Abaixo, casos emblemáticos que marcaram o ano de 2013.

Snapchat: 4,5 milhões de usuários tiveram seus nomes e telefones revelados na Internet, porém sem os números finais do celular.

Banco do Brasil: ao inserir os números da agência e conta, os usuários eram direcionados às informações do correntista titular, mas não conseguiam fazer transações bancárias, já que era necessário informar a senha. O banco não informou o número de clientes atingidos.

Target: rede de varejo dos EUA foi invadida por malware que revelou nomes, endereços, telefones, e-mails, números de cartões de crédito e débito, com suas respectivas chaves de segurança, de mais de 40 milhões de clientes. O prejuízo total ainda não foi calculado, já que além das compras não reconhecidas, empresas parceiras podem enfrentar ainda ações judiciais para indenização pelo ocorrido.

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro: o grupo Anonymous invadiu o banco de dados e divulgou informações pessoais (nomes e CPF’s) de muitos funcionários da casa um dia antes da votação que proibiu o uso de máscaras em protestos no Estado do RJ.

Financial Times: grupo de hackers que apoia o presidente da Síria, Bashar al-Assad, invadiu o portal de notícias e modificou manchetes e matérias. O problema durou algumas horas.

Para evitar surpresas, medidas de segurança são fundamentais, como a instalação de um antivírus. Instale a suíte de segurança da PSafe para Windows e Android.