24 milhões de roteadores podem sofrer ataques de DDoS

O número de roteadores domésticos vulneráveis ao ataque de DDoS baseados no DNS aumentou de forma significativa e pode atingir a marca dos 24 milhões de dispositivos

O ataque de DDos tem como objetivo derrubar sites hospedados em outros servidores. A tecnologia está na preferência dos cybercriminosos, por exigir poucas habilidades e esforços para sua execução. Só em fevereiro deste ano, mais de 5,3 milhões de roteadores foram utilizados para gerar tráfego malicioso todos os dias.

Os roteadores domésticos infectados agem como zumbins, e são capazes de camuflar o autor do ataque, o que dificulta a identificação por parte dos provedores de Internet.

Atualmente, o tráfego de amplificação move centenas de terrabytes por dia interrompendo o sinal de rede em provedores e sites. Isso causa quatro tipos de impactos:

  • De rede, gerado pelo tráfego malicioso que satura a largura de banda disponível;
  • De custos, por conta do aumento nas chamadas de suporte técnico e de banda após a interrupção do sinal;
  • De receita, porque, o usuário pode ter uma experiência ruim e não retorna mais ao site;
  • De reputação, já que muito do tráfego indesejado é direcionado a sites concorrentes.

O usuário comum deve estar atento às configurações do seu roteador e inserir um login de admin diferente do login atrelado à fabricação do aparelho.

Já o proprietário de um site deve dispor de técnicas de proteção em seu servidor, além de se aproximar com o fornecedor para otimizar a proteção do mesmo.

Tags: