3 passos fáceis para liberar espaço no Gmail e no Google Drive

Uma simples pesquisa no Gmail pode ajudar a identificar e deletar as mensagens mais pesadas e liberar espaço nos serviços integrados do Google.

Talvez você ainda não saiba, mas existe um jeito muito simples de liberar espaço no Gmail e, de quebra, no Google Drive. Aliás, se você usa os dois serviços, já deve ter percebido que o fato de eles serem integrados faz com que a contagem de um afete o espaço livre do outro.

Se não quiser ter o trabalho de criar contas diferentes e ficar no loga/desloga o tempo todo, a dica mais fácil é usar a poderosa busca do Google dentro do Gmail para localizar e deletar as mensagens com os anexos mais pesados.

Buscar, identificar, apagar!

É claro que você vai encontrar muitas coisas das quais nem se lembrava mais, mas é só uma questão de tomar cuidado para não deletar mensagens que ainda forem úteis ou importantes.

Funciona assim: no campo de busca, perto do logo do Google, basta digitar size: + um número em bytes para servir de parâmetro. Confuso? Então siga as nossas dicas:

  • size: 5000000 filtra mensagens com anexos maiores que 5MB;
  • size: 25000000 filtra mensagens com anexos maiores que 25MB;
  • size: 100000000 filtra mensagens com anexos maiores que 100MB.

Serão exibidas apenas as mensagens recebidas e enviadas com anexos superiores ao tamanho que você informar na busca. Localize o que quer deletar e vá em frente.

Se quiser restringir os resultados às mensagens da caixa de entrada ou saída, é só complementar a busca com in:inbox ou in:sent.

Um exemplo: se você quiser buscar por mensagens com mais de 25MB que estejam apenas na caixa de entrada, você deve buscar por size: 25000000 in:inbox“.

Achou trabalhoso demais?

Uma alternativa mais prática é usar o Find Big Mail, um serviço gratuito criado por três engenheiros de softwareque queriam oferecer uma solução a quem topasse com a mensagem de espaço esgotado no Gmail.

Clique no botão laranja (Start), autentique a sua conta Google e localize com facilidade os maiores e-mails das suas caixas de mensagem.

Fácil, né? E você, usa algum atalho da busca do Google para facilitar a vida no Gmail?

Tags: