Como transformar seu Android em um controle remoto universal

Uma startup criou um dispositivo que pretende conectar os aparelhos dispensando cabos e controlando tudo por meio do smartphone.

Surpresa agradável foi quando inventaram o controle remoto ‘universal’, que poderia operar qualquer tipo de TV com apenas alguns comandos. É… Mas os tempos são outros e uma enxurrada de aparelhos eletrônicos invadiu nossas vidas e, com eles, seus respectivos controles remotos.

Transforme seu Android em controle remoto

Quando você pensou que estava ligando a TV, estava acionando o home teather e se instalava aquela confusão! Ainda bem que o conceito de unificação permaneceu, e a denominação ‘smart’ de nossos aparelhos ganha muito mais força.

A GE, em parceria com a Quirky Aros, lançou um aparelho de ar condicionado que pode ser controlado pelo smartphone. O equipamento, que pode ser conectado a rede via wi-fi, pode ser ligado remotamente quando o usuário estiver chegando em casa por comandos via celular.

A novidade armazena informações e baseia-se na experiência de uso, que podem auxiliar o ar condicionado na adaptação aos hábitos e preferências de seu proprietário. O aparelho consegue, também, verificar a previsão do tempo realizando mudanças que podem tornar o ambiente mais agradável, e ainda colaborar para a eficiência energética com a maximização da economia de energia.

App pode conectar aparelhos por wi-fi

Uma startup de Pequim criou um dispositivo que pretende conectar os aparelhos, mesmo os mais antigos, sem a utilização de cabos e ainda assim realizar o controle destes equipamentos por meio do smartphone.

A ideia é relativamente simples. Um aparelho em forma de adaptador conecta-se a tomada por meio do cabo de energia do aparelho. Os módulos chamados Plugaway, ligados aos eletrônicos, podem se conectar a rede através do wi-fi, permitindo o controle dos aparelhos por meio de um aplicativo. Neste caso, o usuário pode ainda realizar a leitura do consumo de energia de cada item e receber notificações quando desejar.

Tags: