Proteja-se de aplicativos piratas na Copa do Mundo!

Hackers andam se aproveitando da realização da Copa do Mundo para encher a Google Play Store de apps piratas.

A Copa do Mundo de 2014 começou com uma verdadeira invasão de aplicativos na Google Play Store.  Os hackers andam se aproveitando da realização do evento para criar seus “produtinhos” e prejudicar os desavisados.

A diversidade de opções também surge como estratégia para confundir os usuários, que se tornam alvos fáceis dos apps destinados apenas a vender publicidade. Isso no melhor dos cenários!

Entre alguns exemplos deste tipo de app estão os games “Corner Kick World Cup 2014” e “Football World Cup 14”. Esses aplicativos, uma vez baixados e instalados, não podem ser executados por apresentarem apenas uma página em branco. Os únicos beneficiados neste caso são os desenvolvedores, que ganham por clique nas propagandas.

O “Football World Cup 14” instala, nos dispositivos móveis, pastas e arquivos que não correspondem ao nome do game. E solicita também informações do usuário e acessa contas do aparelho.

A forma mais simples de identificar se o aplicativo é um game ou não é observar o tamanho do arquivo. No caso dos apps em branco, eles se apresentam com 1Mb.

A Google Play Store mantém constante vigilância para verificar a veracidade dos apps. A Google Play Store faz uma varredura eliminando os aplicativos suspeitos para garantir a segurança dos usuários.

Mas, para que você tenha um nível maior de segurança, é importante ficar atento a alguns detalhes como ler com atenção os comentários sobre o aplicativo. Ali estão sempre as experiências que outros usuários tiveram em relação ao app. Isto pode ajudá-lo a decidir pela instalação.

Outra dica é observar o teor da solicitação antes de fazer qualquer permissão ao aplicativo e manter seu dispositivo atualizado com um bom software antivírus como o Psafe Total Android.