Fique por dentro do universo do sistema operacional Linux

O Linux possui código-fonte aberto e qualquer um pode juntá-lo a um conjunto de softwares para criar um sistema operacional customizado. Saiba mais

Aprenda tudo sobre o Linux

O sistema operacional Linux é considerado um terreno árido por muitos usuários e até por profissionais iniciantes.  Em uma breve apresentação, o Linux foi criado pelo finlandês Linus Torvalds e a origem do nome do sistema é uma mistura do nome do seu inventor com o Unix, um antigo sistema operacional da empresa de mesmo nome.

Tudo começou com o Unix, criado por Ken Thompson nos laboratórios da Bell AT&T, nos Estados Unidos, em 1965. Ele criou este sistema com perfil de multitarefa e compartilhado. O Unix era inovador para a época, mas somente após muitas modificações foi lançado e passou a ser vendido como Unix System IV.

Em 1985, o professor holandês Andrew Tannenbaum desenvolveu um sistema baseado no Unix para ensinar programação a seus alunos chamado de Minix. Ao contrário do original, este sistema era gratuito e com o código fonte aberto.

Em 1991, Linus Torvalds decidiu desenvolver um sistema operacional melhor do que o Minix e criou o Linux. Torvalds nunca teve intenção de ganhar dinheiro, pois a criação era exclusivamente para uso pessoal. Ainda no mesmo ano, Torvalds anunciou a primeira versão do sistema, Linux 0.02. No início, o sistema era um pouco complexo e utilizado apenas por programadores. Diferente do que é hoje.

Como o Linux está disponível gratuitamente e possui seu código-fonte aberto, qualquer pessoa ou organização pode juntá-lo a um conjunto de softwares para criar um sistema operacional customizado.

Sites que descomplicam o ensino do Linux

Os usuários iniciantes no Universo Linux podem contar com a orientação de alguns sites que ensinam os conceitos, os comandos e até oferecem ao internauta um guia completo com direito a um curso gratuito sobre o sistema operacional Linux.

Linux Descomplicado

O blog promove fácil acesso aos usuários com vários artigos, dicas, vídeo-aulas, downloads e novidades sobre o Linux. O conteúdo atende ao usuário iniciante ao mais técnico.

Viva o Linux

Considerada a maior comunidade Linux da América Latina. Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para usuários iniciantes.

Comunidade Ubuntu Brasil

Reúne artigos, tutoriais, fórum, notícias sobre eventos no país, dicas e suporte online.