Você sabe qual é o melhor sistema operacional para computadores?

O sistema operacional (OS) é o que permite o computador funcionar, como se fosse o cérebro do PC. Listamos os 4 mais utilizados.

O sistema operacional (OS) é que permite o computador funcionar, como se fosse o cérebro do PC. Sem ele, o usuário teria que digitar comandos complexos para executar os programas mais triviais. Cada sistema operacional possui vantagens e desvantagens. Descubra a seguir qual o melhor que se encaixa no seu estilo e necessidades.

Windows

Compatível com vários programas

O Windows, fabricado pela poderosa multinacional Microsoft, que já está na sua versão 8.1, controla cerca de 90% do mercado de computadores. É indicado para quem procura compatibilidade com a maioria dos programas disponíveis no mercado.

Com o Windows instalado em seu computador, o usuário terá facilidades na edição de documentos do Pacote Office e também com jogos. Porém, o sistema apresenta algumas versões limitadas, como o Windows 7 Starter, que vem sendo alvo fácil para diversos vírus, exigindo uma maior preocupação em relação à segurança por parte do usuário.

Windows

Mac OS

Para quem vai comprar um modelo da Apple

Desenvolvido pela Apple, o sistema Mac OS é exclusivo para um computador Mac. Ideal para quem gosta de inovação e segurança, pois o próprio sistema protege a máquina, dificultando a instalação de alguns programas identificados como não confiáveis.

Outro destaque fica por conta do design bem intuitivo e da facilidade de instalar os programas. Como desvantagem, o Mac OS apresenta problemas de compatibilidade com o Flash, programa comum para quem navega na internet e costuma jogar no computador.

Mac OS

Linux

Gratuito que permite personalização

O Linux é um sistema de código aberto e livre. Usuários com conhecimento de programação podem até modificá-lo. Ideal para quem se interessa por tecnologia e não quer gastar muito dinheiro na compra do seu próximo computador.

Como ele é um sistema gratuito, isso provavelmente vai tornar o custo final do computador mais barato. O Linux permite uma enorme variedade de personalização. Outro ponto interessante é que existem poucos vírus criados para esse sistema.

A sua maior desvantagem é a dificuldade de utilização da sua interface, o que pode requerer mais paciência por parte da maioria dos usuários. Além disso, o Linux não é indicado para aqueles que gostam de jogar pelo computador.

Linux

Ubuntu

Gratuito e 100% brasileiro

Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido por voluntários associados à Comunidade Ubuntu Brasil, sendo ideal para laptops, PCs e servidores. Assim como o Linux, o Ubuntu é um sistema de código aberto e livre, além de gratuito.

Uma nova versão do Ubuntu é lançada periodicamente a cada seis meses. Cada nova versão possui suporte completo, incluindo atualizações de segurança a cada 18 meses. O sistema também oferece suporte para computação em nuvem. Mais uma vantagem é que, como no caso do Linux, existem poucos vírus criados para esse sistema.

Entre as desvantagens estão a incompatibilidade com alguns softwares, como Photoshop e CorelDraw, e com alguns hardwares: versões mais modernas de impressoras e webcans.

Ubuntu

Tags: