As 6 consequências mais devastadoras de um vazamento de dados corporativos

Entenda as consequências que uma empresa vítima de vazamento de dados pode sofrer, e saiba como se proteger

Os vazamentos de dados empresariais têm como uma de suas principais consequências o acesso indevido de cibercriminosos a informações confidenciais. Quando dados financeiros e/ou credenciais de acesso (como informações de e-mail e senha) chegam às mãos de pessoas mal-intencionadas, podem ser usados para as mais diversas finalidades ilícitas. Independentemente do modo como sua empresa é vitimada, pode haver consequências a curto e a longo prazo para todos os envolvidos.

Dados recentes levantados pela PSafe, unidade de cibersegurança do Grupo CyberLabs, dão conta de que os vazamentos de dados em 2021 já ultrapassam os 4.6 bilhões de credenciais vazadas no mundo. Este tipo de ameaça tem desafiado a segurança, especialmente das pequenas e médias empresas, que têm visto seus colaboradores como maiores alvos dos ataques. Uma pesquisa realizada pela PSafe mostram que: 75% das empresas que checaram se tiveram dados vazados, usando a ferramenta gratuita “Verificador de Vazamentos” do site do dfndr enterprise, de fato descobriram que tinham dados expostos na Internet. O alto número evidencia que uma grande parte das empresas brasileiras ainda possui métodos de proteção frágeis contra os vazamentos de dados, o que os torna alvos extremamente atrativos para cibercriminosos.

Leia mais: 40% dos brasileiros já pegaram vírus no computador de trabalho


Principais consequências dos vazamentos de dados empresariais: 

Os ataques virtuais com objetivo de roubo e vazamento de dados se provaram um negócio extremamente lucrativo para cibercriminosos e, por isso, a necessidade de ações preventivas para evitar danos financeiros e morais -muitas vezes irreversíveis- como os listados abaixo:

Proteção e adequação à LGPD em um clique: confira nosso kit

Efeito #1: Exposição de informações confidenciais
Reflita por um momento sobre a quantidade de informações que são trafegadas online diariamente pelos membros de sua empresa: informações privadas de clientes, parceiros e colaboradores; ganhos financeiros da empresa; projetos que ainda estão em fase de criação ou desenvolvimento; entre outros. Todos esses são exemplos de dados que quando comercializados ilegalmente podem gerar pequenas fortunas para cibercriminosos e grandes dores de cabeça para empresas;

Efeito #2: Problemas no emprego
Uma etapa fundamental após a detecção de um vazamento de dados é a identificação de fontes e responsáveis. Desta forma, os vazamentos podem por afetar não apenas às empresas, mas à carreira dos envolvidos, acarretando em casos extremos em demissões. Além disso, os impactos profissionais tendem a ser mais longos, pois o histórico de um técnico à frente de um departamento que não previu ou impediu um vazamento de dados, torna bem mais difícil a busca por um novo emprego.

Efeito #3: Invasão a contas e fraudes financeiras
Muitas vezes, as credenciais de acesso vazadas podem facilitar a ação de criminosos em um ataque de phishing. Unidas a outros dados sensíveis, podem ser o suficiente para cibercriminosos conseguirem efetuar fraudes bancárias em nome das empresas. Somente em 2021, a PSafe detectou um golpe financeiro a cada seis segundos no Brasil. Dentre as práticas mais corriqueiras estão as compras realizadas indevidamente, feitas com informações de cartão de crédito ou débito roubado, a invasão de contas das empresas se passando por terceiros na tentativa de obter vantagem monetária, e o uso de canais oficiais com a intenção de propagar novos golpes.

Efeito #4: Extorsão e chantagem
Um golpe virtual em alta no país, e que também é um dos maiores causadores de vazamento de dados, é o ataque de ransomware. Nele, através de um programa malicioso, o cibercriminoso bloqueia o acesso aos dispositivos e às informações dos aparelhos infectados. Para obter vantagem, os golpistas chantageiam e extorquem a vítima a pagar um resgate financeiro, com a promessa da devolução do acesso aos dados. No entanto, mesmo mediante ao pagamento, não existe garantia alguma de que o hacker irá devolver os acessos e não vender as informações.


Efeito #5: Mancha na reputação
A reputação de uma marca demora anos para ser construída, mas pode ser destruída em minutos por um incidente de segurança de grandes proporções. Imagine que sua empresa cuida de dados financeiros de milhares de clientes, e de um dia para o outro os acessos a seus sistemas são tomados, e esses dados passam a ter risco de exposição. Como ficará a confiança de seus clientes e apoiadores diante de um problema como este? A insegurança e especulação sobre o que pode ocorrer a essas informações pode gerar uma mancha irreparável ao nome de uma marca.

Efeito #6: Penalizações da LGPD
Desde agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor no país. No entanto, somente a partir de agosto de 2021, as empresas que estejam em desacordo com a lei poderão ser penalizadas. As penalizações para a empresa que sofrer um vazamento de dados podem ir desde a interrupção parcial ou paralisação completa dos negócios, até a multa que pode chegar a R$50 milhões por incidente.

Descobri que minha empresa sofreu um vazamento de dados, e agora?

Para orientar os empresários e responsáveis pelas áreas de T.I. de empresas que já sofreram com um vazamento de dados, o time do dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, compilou as recomendações de emergência para minimizar os impactos de um incidente de segurança:

  • Os serviços de monitoramento de crédito ajudam a descobrir atividades suspeitas em relação aos seus negócios financeiros e protegem contra perdas, se sua identidade for roubada. É recomendável também verificar manualmente sua conta bancária, extratos de cartão de crédito e relatórios de crédito para atividades fraudulentas.
  • O uso do dfndr enterprise pode proteger seus dispositivos corporativos, e dispositivos pessoais com acessos a dados corporativos, contra ataques de phishing. O recurso Credenciais Vazadas, que utiliza inteligência artificial para buscar por vazamentos empresariais na Dark Web, Deep Web e Internet Aberta, pode ajudá-lo a identificar rapidamente se seus e-mails, senhas ou dados sensíveis estão expostos.
  • Caso você receba extratos de cartão de crédito ou extratos bancários em sua caixa de entrada, certifique-se de arquivá-los adequadamente em um serviço de nuvem seguro. Isso ajuda a evitar que hackers tenham acesso a documentos que listam suas informações privadas.

Tags: