Imagem de um celular com um falso SMS na tela, que está simulando um bloqueio de conta

Bloqueios de golpes virtuais financeiros crescem 100% em fevereiro

Somente no segundo mês do ano, o número destes bloqueios superou a marca de um milhão, o correspondente a uma média de 25 tentativas por segundo no Brasil.

Em fevereiro deste ano, a PSafe registrou um aumento de 100% de tentativas de golpes virtuais financeiros em relação ao mês anterior, no Brasil. Apesar de ser o mês mais curto do ano, com 28 dias, no mês de fevereiro foram registrados mais de um milhão de bloqueios deste tipo de golpe. O número é 100% superior ao registrado em janeiro, quando foram contabilizadas pouco mais de 510 mil tentativas.

“No mês de fevereiro registramos o correspondente a uma média de quase 36 mil bloqueios por dia e 25 tentativas de golpes financeiros por segundo no Brasil. O número impressiona também porque, se compararmos com fevereiro de 2021, houve o mesmo crescimento, de 100%, quando foram registrados cerca de 529 mil bloqueios”, enfatiza o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni.

Em 2021, o phishing bancário foi o terceiro principal tema mais explorado por cibercriminosos em golpes de phishing no Brasil, com mais de 4.5 milhões de detecções, ficando atrás apenas de phishing genérico e falsas premiações. 

“Um dos motivos para esse crescimento pode ser que temos notado um aumento em phishing oferecendo PIX temáticos, como carnaval, e também por causa do Valores a Receber, do Banco Central. Até a primeira quinzena de março, já havíamos identificado mais de 20 sites utilizando o nome do Valores a Receber para aplicarem golpes, sendo que um deles já teria feito mais de 664 mil vítimas*, segundo nossa projeção”, destaca Emilio Simoni.

*Projeção com base na população Android no país, que seria de 131,1 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Captura de tela de site aplicando o golpe do dinheiro esquecido, simulando resgate do PIX
Captura de tela de site aplicando golpe do “dinheiro esquecido”, em alta em fevereiro (Reprodução’/ PSafe)

O que são phishings bancários?

As mensagens com os golpes bancários geralmente são disseminadas por meio de aplicativos de mensagens, SMS, redes sociais ou e-mail. Podem conter diversas mensagens: oferecendo cartão de crédito com limite alto, retorno de PIX, falsa atualização de cadastro no banco, site falso de e-commerce que rouba dados (inclusive do cartão de crédito), entre outros.

Como são sites falsos utilizados principalmente para roubar dados, a vítima não se dá conta de que caiu de imediato no golpe e pior: passa a disseminar não intencionalmente a mensagem fraudulenta. Sendo assim, só se dará conta quando o cibercriminoso utilizar seus dados, como do cartão de crédito, realizar movimentações bancárias, a compra não chegar, etc. Isso pode levar meses, portanto a prevenção é a única maneira de evitar se tornar mais uma vítima.

Captura de tela de um SMS aplicando golpe simulando possível bloqueio de conta
Captura de tela de phishing bancário enviado por SMS (Reprodução/ PSafe)

Dicas de prevenção

  • A primeira e principal: tenha uma solução de cibersegurança instalada em seu dispositivo, como o dfndr security;
  • Desconfie de qualquer mensagem que ofereça alguma vantagem ou premiação, incluindo retorno de PIX;
  • Fique atento a qualquer movimentação bancária diferente;
  • Troque suas senhas com frequência;
  • Ao realizar compras, sempre que possível opte por cartões de crédito virtuais, pois são mais fáceis de serem cancelados;
  • Se o banco permitir, faça o ajuste do limite do cartão de crédito para um valor menor;
  • Antes de clicar em qualquer link, busque os canais oficiais das empresas;
  • Na dúvida, você pode sempre testar se um link é confiável, gratuitamente, no site do dfndr lab.

Tags: