Carregador de celular pode ou não ter vírus?

Entenda como carregadores públicos de celular podem ser usados para distribuir malwares.

Carregadores de celular funcionam como conversores de potência elétrica, permitindo a recarga da bateria do seu aparelho. Porém, como qualquer outro dispositivo, pode ser alterado com fim criminoso para distribuir malware.

Ao usar um carregador de celular conectado por USB a um computador ou unidade de memória infectado, esse pode ser usado para transferir malware do PC para o smartphone, já que ambos possuem dispositivos de armazenamento de memória, tornando o cabo do carregador uma espécie de ponte entre aparelhos.

Então, o correto é afirmar que o conector USB pode ser utilizado para infectar dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e não o carregador em si.

O alerta reforça a vulnerabilidade de pontos de carregamento de celulares públicos, como os oferecidos em aeroportos, shoppings ou estabelecimentos comerciais. A questão é que estes locais normalmente possuem computadores centrais com unidades de memória ligadas aos carregadores e, por isso, podem oferecer riscos de infecção a smartphones e tablets. Ainda assim, em alguns casos, esses locais apenas disponibilizam carregadores comuns ligados às tomadas.

Outra possibilidade é que, ao perder ou danificar o carregador original, você compre um carregador pirata que já foi construído com objetivo de infectar dispositivos ou roubar dados, já que criminosos podem modificar estes aparelhos e introduzir unidades de memória nos carregadores, deixando-os preparados para agir em favor de grupos de hackers. Então, apenas os carregadores construídos com este propósito podem ser usados para espalhar vírus.

Por isso, é preciso ter cuidado ao generalizar. Não é totalmente inseguro usar pontos públicos para carregar seu celular, tampouco totalmente seguro. Esteja ciente de que, se os locais têm os carregadores unidos a uma central com unidade de memória por entrada USB, eles oferecem riscos de infecção por vírus, e caso o estabelecimento disponibilize um carregador padrão, com módulo completo, apenas emprestado, este dificilmente poderá ser usado para distribuir malware.

Tags: