Celular lento? A culpa pode ser da publicidade oculta nos apps

Veja como alguns desenvolvedores inserem um código de publicidade oculta que diminui o desempenho do seu aparelho e como resolver isso.

Um estudo realizado pela empresa Forensiq, que pesquisa sobre publicidade mobile e detecção de fraudes, descobriu que alguns desenvolvedores inserem publicidade oculta nos aplicativos. A questão é que isso pode trazer problemas para o seu celular. Entenda!

Como funciona

Você não vê a propaganda, mas ela está lá, mesmo quando o app não está sendo utilizado. E isso deixa o aparelho lento e travando. Além disso, também aumentam o consumo de dados de internet (uma vez que precisam da conexão para rodar) e o uso da bateria (afinal, quanto mais processos rodando, mais energia gasta).

O estudo foi publicado pelo Bloomberg e segundo eles, esses anúncios diminuem o desempenho do aparelho, sendo muitas vezes invisíveis. Os responsáveis por isso geram um prejuízo de US$ 850 milhões ao ano para empresas de inúmeros setores. O Google, responsável pelo sistema mais usado no Brasil, o Android, informou que tem feito uma revisão nos apps e suspendido os que praticam isso.

Solução

Além do que sempre falamos sobre evitar baixar apps de locais desconhecidos, você também pode seguir outras dicas para ajudar a amenizar o problema. Se um aplicativo não estiver em uso, feche-o, assim todo o processamento do app irá sumir.

Outra dica muito fácil é: se não usa o app, o exclua. Isso irá diminuir o uso da internet e da bateria, deixando o aparelho mais rápido.

Tags: