Aparelhos Android e Windows Phone contarão com sistema antifurto

Google e Microsoft estão engajadas em seguir os passos da Apple e criar um “botão da morte”, caso você seja furtado. Entenda!

Você que tem celular Android, por enquanto, pode adicionar segurança e proteção ao aparelho com o PSafe Total, e ainda gozar de uma série de funções de otimização e privacidade

Sistema antifurto da PSafe protege o seu celular Android

Um dos principais alvos dos ladrões nas ruas das grandes cidades em todo o mundo são os smartphones. No entanto, essa onda de furtos pode estar com os dias contados. Google e Microsoft estão engajadas em seguir os passos da Apple e criar um “botão da morte”.

Os desenvolvedores do Android e do Windows Phone confirmaram que devem incluir, nas próximas versões de smartphones Nokia e Motorola, uma ferrramenta que inutiliza o smartphone após o roubo.

Na cidade de São Paulo, os telefones celulares se tornaram o principal alvo dos ladrões na última década. Em 2003, o dispositivo aparecia na terceira colocação, correspondendo a 20,7% dos roubos e furtos, atrás de dinheiro (66,7%) e documentos (32,3%).

No ano passado, os celulares se tornaram o primeiro colocado na lista, com (59,2%), deixando o dinheiro (38,3%) e documentos (19,9%) para trás. Nos Estados Unidos, um em cada três furtos envolve smartphones.

Desde outubro do ano passado, os dispositivos móveis da Apple tem o Activation Lock. Uma vez que o usuário esteja logado no iCloud, será requisitado login e senha para ativar o smartphone depois que ele foi reiniciado. Com isto, o dispositivo se tornará inativo.

A medida já deu resultados em cidades nos Estados Unidos. Os roubos de iPhone caíram 19% nos cinco primeiros meses do ano. Já o furto de aparelhos da Samsung aumentou mais de 40%. Em Londres a queda foi de 24% e em San Francisco, de 38%. 

Ainda não se sabe como será o funcionamento do “botão da morte” em aparelhos Android e Windows Phone, mas provavelmente será semelhante ao do iOS. Google, Motorola, Microsoft, Nokia, Samsung e Apple assinaram, em abril, um termo de compromisso para melhorar os sistemas de proteção, localização e exclusão de conteúdo remoto de smartphones.

Para os usuários de Android, que ainda não contam com aparelhos com o valioso “botão da morte”, a dica é tentar deixar o aparelho mais seguro possível. Você pode baixar o PSafe Total para Android, que garante segurança, privacidade e velocidade para o celular. O app que já vem com antivírus, possui entre outras funcionalidades, o sistema antifurto, pela qual o usuário pode localizar o celular, receber alerta caso o chip seja trocado, bloquear o aparelho e até apagar os dados a distância, caso não consiga recuperá-los. Tudo isso via SMS.

Tags: