Golpe que promete cerveja grátis circula no WhatsApp e faz mais de 159 mil vítimas

O número de vítimas do golpe que circula no WhatsApp prometendo cerveja grátis triplicou em menos de 4 horas, segundo o dfndr lab.

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou um novo golpe disseminado pelo Whatsapp que utiliza indevidamente o nome da Heineken para enganar vítimas com a falsa oferta de 4 barris de cerveja grátis. O número de vítimas têm crescido rapidamente: em menos de quatro horas após identificados os links maliciosos, o número de vítimas saltou de 55 mil para 159 mil. 

 

Como funciona o golpe 

Ao tocar no link do golpe, o usuário é incentivado a responder perguntas que servem unicamente como fator de distração. “O criminoso faz perguntas como “você é maior de 18 anos?”, “você prefere a cerveja pilsen ou lager?”, tornando o golpe ainda mais convincente. No entanto, independente das respostas, no fim do questionário, a página diz que a vítima se qualificou para ganhar 4 barris de cerveja” esclarece o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni. Neste momento, após seduzir a vítima com a promessa do falso brinde, o criminoso o induz a compartilhar a falsa promoção com 10 contatos ou grupos no WhatsApp e acaba por conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes.

#FiqueEmCasa

Simoni explica ainda como os criminosos continuam se aproveitando do eventos e temas em alta na Internet para desenvolverem novos golpes: “neste golpe, o movimento #FiqueEmCasa, que ganhou proporção nos últimos meses nas redes sociais, foi usado como isca para enganar a população. Os links maliciosos mais uma vez utilizam o nome de uma grande marca e com isso conquistam a atenção e confiança das pessoas.” No fim, o real intuito dos atacantes é de roubar dados pessoais e financeiros das vítimas ou levá-las à páginas falsas para visualizar publicidades excessivas.

Como se proteger contra golpes

1 – Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizam, de preferência, a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais, como o dfndr security.  Você pode baixar o app grátis clicando aqui: 

Instale o dfndr security.Instale o dfndr security.
2 – Tenha cuidado ao tocar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, e desconfie de promoções, brindes e descontos.
3 – Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa. 

Tags: