Cidades inteligentes: aumento ou não da segurança

As cidades inteligentes já são uma realidade no mundo e são consideradas o futuro. O principal desafio enfrentado por elas  é a segurança. Afinal, sistemas controlados virtualmente podem estar sujeitos à […]

As cidades inteligentes já são uma realidade no mundo e são consideradas o futuro. O principal desafio enfrentado por elas  é a segurança. Afinal, sistemas controlados virtualmente podem estar sujeitos à vulnerabilidade e comprometer não só a privacidade como a vida de milhões de pessoas.

Em 2009, os EUA sofreram uma onda de ataques a placas digitais utilizadas para fornecer informações sobre o trânsito. Em vez de mensagens sobre o tráfego, os hackers colocavam textos engraçadinhos, como alerta de ataques zumbis, ou frases sem sentido.

Em relação a esses ataques não houve acidentes graves, mas se pensarmos na facilidade de hackeá-las – o site Tom’s Guide explanou como é simples alterar remotamente as mensagens – imagine o perigo do que pode ser feito em outras sinalizações, como a de contramão em um túnel, por exemplo.

Não há dúvidas que sistemas informatizados agilizam e melhoram consideravelmente a vida da população. No entanto, é preciso ter atenção redobrada quanto à segurança, já que a vida de milhões de pessoas pode estar em perigo.

Tags: