Como apagar WhatsApp do celular roubado

Aprenda a apagar WhatsApp com segurança do seu celular perdido ou roubado e confira algumas recomendações necessárias que você precisa fazer antes de excluir o app.

De acordo com dados de uma pesquisa¹ divulgada no segundo semestre de 2017, pelo  Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), nove entre dez brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar.

Por meio desse mensageiro são compartilhados diariamente os mais variados tipos de informações e arquivos: números de telefone, fotos, vídeos, áudios, endereços e até dados bancários. Isso explica, em partes, a preocupação de muitos usuários em conseguir apagar o app quando percebem que perderam o seu celular ou foram roubados.

Pensando nisso, Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – traz algumas recomendações importantes e necessárias que você precisa ficar atento antes de apagar o WhatsApp do aparelho. Confira!

Bloqueie seu chip

Antes de tudo, ligue para a sua operadora de celular e solicite o bloqueio do seu chip.

Avise seus amigos e família

Mesmo com a linha telefônica bloqueada, ainda é possível enviar e receber mensagens pelo WhatsApp quando o aparelho se conecta a uma rede WiFi. Por isso, informe aos seus amigos e família que você está sem celular. Assim, qualquer mensagem suspeita eles saberão que não foi você.

Entre em contato com o suporte do WhatsApp

Envie um e-mail para o suporte do WhatsApp (support@whatsapp.com), coloque o assunto como “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. No corpo do e-mail, escreva que você deseja desativar sua conta e informe o número do seu telefone no padrão internacional, com +55 antes do seu DDD. Se possível, envie tudo em inglês para agilizar o processo.

Após o seu contato, sua conta será desativada temporariamente por, no máximo, 30 dias. Ela não será completamente apagada, seu contatos ainda poderão ver seu perfil e enviar mensagens.

Quando você tiver um novo chip e aparelho em mãos, é só solicitar a reativação da conta. Dessa forma, todos os seus grupos serão recuperados e você receberá todas as mensagens que te enviaram durante esse período de desativação. E, caso a função Backup automático do WhatsApp esteja habilitada, você também consegue recuperar conversas antigas, fotos, vídeos e GIFs.

Apague o WhatsApp do seu celular

Para garantir que a pessoa que encontrou ou roubou seu celular não consiga ler suas conversas, o ideal é apagar WhatsApp do aparelho. A melhor forma de fazer isso é apagando todos os dados do seu celular à distância seguindo o passo a passo abaixo:

Como apagar WhatsApp e outros dados do celular à distância – Android

A recomendação de Emilio Simoni para apagar dados à distância em aparelhos Android é: se prevenir tendo sempre instalado no celular um aplicativo de segurança com ferramentas exclusivas para isso. O dfndr security, por exemplo, disponibiliza o Antifurto.

Para apagar os dados basta ter essa função ativada, acessar o https://meu.psafe.com/, entrar com conta Google cadastrada no app, selecionar o dispositivo que quer formatar e clicar na opção Apagar.

Com apagar WhatsApp e outros dados do celular à distância – iOS

Em aparelhos iOS também é preciso se prevenir configurando a função nativa Buscar iPhone antes de tê-lo perdido ou roubado. Feito isso, para apagar os dados basta acessar o https://www.icloud.com/#find, entrar com a sua ID Apple, selecionar o dispositivo que deseja formatar e clicar na opção Apagar iPhone.


¹ https://conecta-i.com/?q=pt-br/whatsapp-%C3%A9-o-app-de-rede-social-mais-usado-pelos-internautas-brasileiros

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: