Como criar atalhos no desktop do Android

Sabia que é possível criar atalhos para arquivos no seu desktop? Confira um tutorial de como fazer isso e otimizar ainda mais o uso do seu Android!

Os smartphones e tablets vieram para aumentar sua independência em relação aos tradicionais computadores. Graças aos dispositivos móveis, podemos acessar a internet, visualizar vídeos, ouvir música e se comunicar em qualquer lugar. Praticamente, quase todas as funções básicas do bom e velho PC são possíveis nos celulares, mas o problema é que, muitas vezes, não sabemos como realizá-los no Android.

Você sabia que é possível colocar ícones de arquivos, além dos aplicativos tradicionais, na área de trabalho do smartphone? Apesar do sistema Android não trazer “de fábrica” uma maneira de executar essa tarefa, com a ajuda de um aplicativo auxiliar, isso pode ser resolvido.

ES File Manager, por exemplo, é bastante completo e pode ser usado para diversas outras funções dentro do seu aparelho Android. Após baixar, é só executar o app e procurar na interface principal pela pasta onde está o arquivo que você quer que apareça na sua área de trabalho.

Selecione o arquivo e clique no canto inferior direito na opção “Mais”. Depois, basta procurar por “Adicionar ao desktop”. Pronto! O arquivo desejado já possui um atalho na sua área de trabalho do smartphone.

tutorial-atalho-android-desktop

Agora você pode agilizar a sua vida quando precisar abrir rapidamente e frequentemente algum arquivo de texto ou mídias. Como telas de smartphones e tablets são muito menores que de computador, não é recomendável encher o seu desktop com atalhos, mas a ferramenta pode ser bastante útil para quem precisa de acesso fácil a documentos pontuais.

Gostou do nosso tutorial? Tem dúvida em alguma outra coisa sobre seu Android? Deixe suas sugestões nos comentários!

Tags: