Como impedir que o seu PC vire um zumbi

Você sabia que existem vírus que se apossam da sua máquina e as transformam em zumbi? Saiba como se proteger

Muitos são os crimes aplicados via internet, mas um que está chamando a atenção das empresas de segurança é o golpe que torna o PC de qualquer usuário em um computador zumbi.

Em outras palavras, hackers instalam um software malicioso no computador e, assim, conseguem ter acesso a todo o conteúdo do PC, além de também poderem acessar o computador de forma remota, controlando o equipamento. Daí o nome computador zumbi. Confira algumas dicas da PSafe sobre como evitar ser mais uma vítima deste golpe.

Pc infectado por vírus zumbi

Como funciona

O objetivo dos hackers ao adotarem a estratégia dos computadores zumbis é poder cometer vários golpes virtuais sem se preocupar em serem descobertos pela polícia e órgãos internacionais. Afinal de conta, eles podem aplicar os golpes através de diferentes IPs, acessando remotamente computadores de usuários de qualquer lugar do mundo.

De maneira geral, o internauta não sabe que seu PC está sendo utilizado para este fim e que tem em sua mão um computador infectado por botnet (programa executado de forma autônoma e remota). Porém vários atos ilegais podem estar sendo realizados, como a distribuição de spams e de malwares na internet.

A título de curiosidade, os computadores zumbis foram utilizados recentemente no Brasil para tirar do ar alguns sites bancários. Como os hackers acessavam o mesmo site bancário ao mesmo tempo, a página não funcionava devido à grande quantidade de acessos. Já nos Estados Unidos, a Microsoft e o FBI desmontaram recentemente um esquema de computadores zumbis que contava com dois milhões de PCs.

Atos ilegais

Quando o computador está infectado e se torna um zumbi, vários atos ilegais e até mesmo crimes virtuais são aplicados. Entre eles está o spam, que acontece quando é feito o envio de e-mails e mensagens falsas para diversas pessoas. Outra prática comum é a fraude. Como o computador pode ser acessado remotamente, os hackers conseguem fazer o internauta clicar em anúncios, independentemente de o navegador estar aberto ou não. Esta estratégia é especialmente interessante para sites e blogs, já que eles ganham por cliques de publicidade.

O esquema de usar computadores zumbis para tirar sites do ar é o chamado Distributed Denial of Service (DDoS). É o caso que ocorreu com algumas páginas virtuais de bancos brasileiros. Outro crime que pode ser cometido pelos hackers é utilizar os computadores zumbis para gerar BitCoins mais rapidamente, permitindo aos cibercriminosos comprarem mercadorias legais e ilegal e até trocarem as BitCoins por dinheiro de verdade.

Vale a pena ainda reforçar que os hackers podem se aproveitar do acesso remoto ao PC para decifrar senhas e roubar dados pessoais, sem contar que o usuário também coloca suas informações em risco.

Como se proteger

As dicas de segurança da PSafe são valiosas em todos os momentos; por isso, é importante sempre lembrar que não se deve acessar sites desconhecidos, abrir links e anexos de e-mails que não são confiáveis e ainda utilizar programas que não são originais. Como a PSafe destaca, ter uma postura de segurança digital já evita 99% dos ataques de vírus, malwares, trojans, etc.

Além disso, ter um bom antivírus e um indicador de links seguros é importantíssimo para a sua segurança digital. A PSafe recomenda o antivírus PSafe Antivirus e o indicador de links seguros PSafe Busca Segura. Juntos, os dois programas vão bloquear o acesso de programas maliciosos, indicar os sites perigosos e limpar o seu PC de qualquer vírus ou ameaça.

Tags: